Fies 2019: Como inscrever-se online

As inscrições para o Fies 2019, o programa do Governo que oferece crédito estudantil para alunos, ainda podem ser feitas. Assim como nos anos que se passaram, os cadastros deverão ser feitos online.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação que oferece oportunidade por meio de financiamento para estudantes que desejam cursar o ensino superior em instituição privadas.

Fies 2019: Inscrições

As inscrições abertas são para alunos que fizeram as provas do Enem e que conseguiram pontuação igual ou maior do que 450, sendo que não pode ter zerado a prova de redação.

Mas, vale lembrar por enquanto as opções são para quem fez a pré-seleção e precisa completar a inscrição online. Porque o Novo Fies ainda não tem data certa para lançar a abertura das candidaturas.

Outra exigência do programa é que a renda per capta da família do candidato aos Fies seja de no máximo 3 salários mínimos para o Financiamento do Fies e até 5 salários mínimos para o P-Fies.

Como fazer a inscrição do Fies

É preciso entrar no site do MEC para fazer a inscrição online do Fies. Na plataforma digital é preciso informar, antes de tudo, o número do CPF e na sequência optar pelas preferências.

Por exemplo, dá para escolher cursos, turnos, instituições de ensino e o local de interesse também. O candidato ainda pode optar por 3 preferências entre as opções citadas e que estarão disponíveis.

A data para finalizar as inscrições do Fies 2019 ainda não tem data final para término, no entanto, a Portaria responsável informa que a pré-seleção em chamada única assegura apenas o direito a uma das vagas referente ao primeiro semestre de 2019.

No último ano, as inscrições foram abertas em setembro e neste ano deve acontecer o mesmo. Portanto, uma dica é ficar atento as notícias sobre o Fies assim como entrar no site do MEC para se atualizar diariamente.

Enem 2019

Como o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é importante para se inscrever nos programas que o Governo oferece para os estudantes que desejam fazer curso superior é necessário se preparar para o ENEM.

Apesar de estarmos no início do ano, tudo acontece muito rápido, então, é muito interessante estudar para as provas com antecedência e se empenhar nas matérias em que tem maior dificuldade.

O ENEM é a porta de entrada para essa oportunidade de estudar no ensino superior sendo financiada por um investimento do governo, considerando que as parcelas podem ser pagas em vários anos.