Estética e Saúde:Hidratação da pele

Hidratação da pele

A pele sofre muito no clima frio, por isso é importante redobrar a hidratação nesse clima, estamos no Outono e daqui há pouco no inverno, é preciso manter a pele bem hidratada para sofrer o menos possível e evitar descamação.

Não é preciso investir muito para tratar bem da pele, existem medidas simples que começam em casa e sem que seja preciso muito tempo, que é a maior desculpa para não se tratar como deveria ou como se precisa para manter a pele saudável.

Saúde e estética

A temperatura da água do banho, não precisa ser muito quente, é comum se almentar a temperatura no frio para se ter a sensação de um corpo mais quentinho, no entanto, quanto mais quente estiver a água do banho, mais a pele se resseca. Não quer dizer que seja preciso tomar banho frio e passar por esse desafiador desconforto, não precisa tanto. Vale o bom senso, nem muito, porém nem tão pouco. Um banho frio no inverno, principalmente para quem não está acostumado, causa desconforto e rigidez de tremer os dentes.

Beba mais água, a ingestão de líquidos é fundamental como auxiliar na nutrição da pele, os sucos são muito bons, sendo que o mais indicado para a saúde como um todo, é mesmo beber água que é insusbistituível. Consuma de um á dois litros por dia. 

Dicas para cuidar da pele

Nas áreas do corpo em que estiver apresentando ressecamento, mesmo que seja leve, não esfregue com bucha durante o banho, pois o atrito diminuirá ainda mais a oleosidade natural da pele, fazendo com que a pele fique mais seca, podendo potencializar a descamação.

Procure usar cremes e óleos hidratantes logo após o banho, prefira os hidradantes que não contenham álcool em sua fórmula.

Muitas doenças de pele começam exatamente com o excesso de ressecamento, a medida que a pele vai ficando ressecada e descamando, ela diminui o poder de execer sua função, que é a de proteger o corpo. Quando ela (a pele) chega a este estágio, pode desenvolver doençãs como a dermatite atópica, psoríase, ictiose e muitas outras mais.

Abordamos só a hidratação no clima frio mas os efeitos do vento e do sol, também prejudicam a pele, por isso que é recomendável fazer uso do protetor solar e sempre que possível, nem que seja uma vez por ano, consultar um médico dermatologista para a indicação do hidratante mais indicado para o seu tipo de pele.

One Response

  1. Maria Imaculada Moraes

Add Comment