Erro na Globo, programa Soletrando do Luciano Huck

Uma internauta entrou em contato para fazer uma denúncia contra o programa Soletrando de Luciano Huck na Globo. Lá vai:

Quero fazer uma denúncia sobre um erro cometido hoje no Programa Soletrando do Caldeirão do Huck, Rede Globo.

O programa tem feito muito sucesso em função da reforma ortográfica, entretanto hoje cometeram um engano.

A pergunta dirigida para Beatriz Modesto do Paraná era a palavra hemioctaedro. Aqui já começa o problema, esta palavra não é utilizada em nenhum livro de Geometria, é usada a palavra semioctaedro (antes com hífen). A Beatriz perguntou qual era o contexto e eis o “furo”:

O PROFº SÉRGIO NOGUEIRA DIZ QUE HEMIOCTAEDRO É COMO UM POLÍGONO DE 4 FACES.

Isto é uma vergonha nacional (já ouvi isso antes), o hemioctaedro é um POLIEDRO de 04 faces e jamais um polígono. Na verdade o hemioctaedro acaba sendo um poliedro de 5 faces, pois contém a base além das faces laterais. Pode-se aceitar o hemioctaedro com 4 faces enquanto planificação.

Polígono é uma figura plana, enquanto poliedro é um sólido geométrico formado por 04 faces no mínimo.

Polígono é formado por lados, a palavra vem do grego e significa muitos lados, enquanto poliedro significa muitas faces.

POLIEDRO é diferente de POLÍGONO.

“Que gafe, Luciano Huck!”

Os jovens e adultos tem assistido a este programa. A pergunta já foi sobre uma palavra nada convencional, mas a menina soube soletrar corretamente. E se tivesse errado? Como ficaria se fosse eliminada? Agora, um profº de Letras, responsável pela reforma ortográfica confundindo polígono com poliedro… O problema é a informação incorreta divulgada pela mídia. Se há alunos que já fazem confusão com Português, agora vão fazer com Geometria também.

Como cidadã e professora me senti obrigada moralmente a regularizar esta situação. Gostaria de contar com a ajuda de vocês, isto deve aparecer na mídia e também gostaria que fizessem o contato com o Luciano Huck para que no próximo programa agisse com honestidade e humildade retratando-se perante a Nação e explicando o erro detalhadamente.

Tenho o material gravado e estou à disposição para contato. Sou formada em Matemática pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), Artes Plásticas e Desenho Industrial pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), tenho Mestrado em Arte, Educação e Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialização em Didática do Ensino Superipor e Master em Tecnologia Educacional pela FAAP. Sou professora e coordenadora de Artes Visuais de uma escola particular de São Paulo e professora universitária do curso de Desenho Industrial de uma faculdade renomada em São Paulo. Portanto não estou brincando! Ao meu ver isto é inaceitável, que as perguntas sejam melhor selecionadas e se a intenção é fazer perguntas de áreas específicas, que saibam dar a resposta correta.

Também questiono a palavra hendecágono, usada na pergunta anterior, é correta, porém não é usada na Língua Portuguesa, nos livros de Geometria e Matemática é apresentada como undecágono (polígono de 11 lados).

Coloco-me a disposição para entrevista ou detalhamento da questão, pois não sei se ficou clara devido a sua especificidade.

Viu ai gente, se não sabe a diferença entre um quadrado e um triângulo então não brinque. (pausa para estudar um pouco de matemática).