Empréstimo Pessoal: Fuja Desse Dragão ou Suas Dívidas Não Acabarão

Entendendo o conceito do empréstimo

sacoladidn

Foto: Reprodução

Quando o cinto aperta e as dívidas sufocam, o empréstimo pessoal é visto como uma solução para os problemas financeiros. Nesse momento tem sempre alguém que aconselha, inclusive apresentando formas com mil cálculos de quanto será bom procurar um banco, pois ao invés de ficar com inúmeras dívidas e até mesmo negativado (a) no mercado, a ideia de fazer o empréstimo surge como um oásis. Ainda mais com a motivação dos cálculos de que só terá uma conta ativa para se preocupar.

Quem dera que tudo fosse tão simples assim, entregar um saco cheio de pedras ao banco e levar para casa uma carteira recheada.

No primeiro momento parece que estamos contra esse tipo de negociação ou mesmo debochando, mas não é nada disso, sabemos que muitas pessoas recorrem aos bancos e pagam altos juros a longo prazo por razões que acreditam ser de altíssima urgência. A proposta desse artigo é apresentar ideias e oferecer algumas maneiras para se livrar desse estado de dependência financeira constante.

 

O que é Empréstimo consignado pessoal

sacoladindi2

Foto: Reprodução

 

O empréstimo consignado é feito para funcionários públicos em geral, incluindo as Forças Armadas, aposentados e pensionistas do INSS.

Essa exigência é para que o banco credor possa solicitar aos órgãos competentes o pagamento das parcelas com desconto em folha por parte dos solicitantes do financiamento.

Essa modalidade de empréstimo é excelente para os bancos que tem como garantia o pagamento certo.

Para o cliente é um meio simplificado, desde que tenha margem de renda, pois não há dificuldades em conseguir o dinheiro emprestado e por não precisar se preocupar com pagamento de faturas.

Após aprovação do crédito pelo banco, o valor firmado em contrato é depositado em até 24:00hs na conta do solicitante.

 

Encarando as dívidas 

Quando falamos em dívidas, muita gente ainda se encolhe e, olhe que em geral é gente de bem que sente vergonha de estar com o nome em algum órgão como SPC e Serasa.

Muitas são as causas que podem levar uma pessoa a ficar com o nome sujo como é dito, prefiro usar o termo negativado. Parece a mesma coisa, só que não. Em outro artigo explicarei sobre os efeitos que certos conceitos e palavras causam na mente a ponto de afetar o comportamento.

 

O passo inicial para sair das dívidas é encarar como uma realidade, algo que já é fato sem ficar dando rodeios para disfarçar ou desculpas do tipo: não sei como cheguei a esse ponto. Vamos lá: Sabe sim, só não conseguiu controlar ou evitar.

Então, sua primeira tarefa é aceitar.

 

Observe o dragão financeiro

dragão

Imagem: Reprodução

 

Antes de se enveredar pelo caminho do empréstimo, respire fundo e analise se de fato é uma urgência, como por exemplo, para assuntos de saúde, pois nesses casos não dá para esperar. Mas se não for, avalie se vale a pena mesmo trocar uma dívida por outra. Observe que praticamente a maioria das pessoas que faz empréstimo, em pouco tem já estão fazendo refinanciamento, isso acontece porque no primeiro momento a pessoas sanou algumas dívidas, ou talvez todas. Só que as despesas mensais que são as contas de consumo não cessam do compromisso mensal, então, outros novos compromissos vão surgindo e como foi aparentemente fácil, lá se vai outro empréstimo.

Essa é a oportunidade para o dragão (claro que nomeei desse modo para descontrair) soltar as chamas do conceito de que as dívidas estão queimando os bolsos e, nada melhor que contrair outra que possa aplacar esse vapor.

Está aí a explicação do título; Fuja desse dragão ou suas dívidas não acabarão.

 

Organizando as finanças

cálculos

Foto: Reprodução

 

Não é mágica, é possível!

Acredite que se esforçando um pouco você pode se livrar das dívidas sem fazer empréstimo.

 

1- Faça uma lista com o nome e o valor de tudo o que deve. Separe uma a uma por data.

 

2- Pegue a mais antiga, entre em contato e diga que quer negociar, mas antes, determine ante quanto pode pagar e deixe claro que só é possível dentro desse valor. Só negocie com o próximo credor após concluir a primeira e assim por diante.

 

3 – Invista o 13º salário – se estiver trabalhando em emprego formal – para quitar ou adiantar algumas parcelas.

 

4 – Converse com todos os moradores da casa sobre sua decisão de quitar as dívidas e peça colaboração. Caso seja o/a responsável, fale sobre o enxugamento que haverá nas compras e diversão.

Não é para deixar de comer ou se divertir, ok? Tudo tem outro lado.

Nas compras alimentícias, dependendo da região em que mora, muitos supermercados vendem cesta básica pronta. O preço é menor do que comprar separado, mesmo comprando duas ou três. Para legumes e frutas prefira os da estação, sempre estão com menor preço e sobrará mais para comprar os demais itens.

 

5 – Quando o assunto for diversão, compre a pizza do fim de semana no mercado e asse em casa batendo papo, jogando cartas ou outra coisa. Quando quiser sair verifique os eventos gratuitos na cidade.

 

6 – Comprar roupas. Faça uma vistoria no guarda roupas, talvez tenha muita coisa lá que possa reformar ou tingir.

 

7 – Aprenda a viver sem o cartão de crédito. Guarde o seu cartão e se esforce para só comprar a vista.

 

8- Tenha paciência. Acredite que o esforço é temporário e para um bem maior, ou seja; ter boas noites de sono e seu nome desvinculado dos não pagadores.

 

Esclarecimento

Volta a informar que nada temos contra o empréstimo bancário, cada um sabe de si, além de entender que às vezes, como foi citado no texto se faz necessário.

A proposta do texto é mostrar que não é impossível rever temporariamente os gastos para quitar as dívidas sem que com isso tenha que buscar empréstimo pessoal. 


Colunista
Escritora, roteirista e redatora. Trabalhos publicados no Brasil e na Europa. Autora dos livros: A Verdade nos Uniu, Histórias Anônimas, Desejos Ocultos. Criação de três web novelas: - Por Trás das Lentes. - Sintomas do Amor. - Espelho dos Sonhos.
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine