Empréstimo ou Financiamento – Qual o Melhor?

Empréstimo ou Financiamento? Qual é a melhor opção? Quando estamos precisando de um dinheiro extra, pra resolver uma situação que não pode esperar, pensamos, em primeiro lugar, em pedir emprestado. Aí vem a mente, a avó, ou o pai, ou algum outro parente, e, logo em seguida, em algum banco ou alguma financeira.

Aí vem a dúvida: É melhor solicitar um empréstimo pessoal ou conseguir um financiamento? Na verdade, vamos explicar a diferença entre eles. Bem, com relação aos seus parentes, não vamos poder ajudar muito… Mas, ao final dessa matéria, não restará nenhuma dúvida sobre qual das duas formas vai atender melhor as sua necessidades.

Empréstimo ou Financiamento
Empréstimo ou Financiamento? Qual é a melhor opção quando estamos precisando de um dinheiro extra?

Serasa Score ou Score de Crédito é uma pontuação que vai de zero ate mil, para mostrar ao mercado qual a chance de você pagar ou não as suas contas num período de doze meses. Seu Serasa Score pode, certamente, te ajudar a conseguir, ou empréstimos ou financiamentos. Ao longo dessa matéria, informamos como é possível consultar. E, melhor ainda, é de graça!

Empréstimo ou Financiamento

É o velho ditado entrando em ação: “Parece, mas não é”. E, apesar de serem bem parecidas, essas duas opções de crédito tem algumas coisas que diferenciam uma da outra. Principalmente o famosíssimo financiamento de crédito. Uma coisa é fato: Os dois são um contrato entre o solicitante e o banco ou financeira pra te emprestar dinheiro.

Nas duas opções, o cliente tem que pagar juros! Entretanto, às vezes mais ou às vezes menos. Então, a principal diferença entre empréstimo e financiamento, e que também vai definir o valor do juros é a fi-na-li-da-de. Ou seja, para o que o solicitante quer esse dinheiro.

Empréstimo Pessoal

O Empréstimo Pessoal não tem uma finalidade específica. Quer dizer, até pode ter, mas o cliente não tem a obrigação, nem a necessidade de informar ao banco para qual finalidade se quer aquele dinheiro.

Financiamento de Crédito

Entretanto, para o Financiamento tem um objetivo específico. Seja para um carro, ou para uma casa, ou para uma viagem entre outros. E, somente pelo fato do Financiamento ter uma finalidade específica, as taxas de juros tendem a ser menores. Já que o risco do solicitante não pagar a instituição credora é, também, menor.

Dica Importante

Dentre todas, talvez essa seja a dica mais importante: Quanto maior a quantidade de informações, menor é o risco. Preencher uma solicitação de Financiamento com impaciência, pode custar juros mais altos para o solicitante. Para que a instituição tenha mais segurança no Financiamento, e assim reduza as taxas de juros, vale a pena dar todas as informações possíveis na confecção do contrato.

Por isso também, no caso do Empréstimo Pessoal, onde o banco não sabe porque o cliente quer aquele dinheiro, as taxas de juros tendem a ser maiores. Em compensação, normalmente, o valor fica disponibilizado para o cliente numa velocidade bem maior. Em alguns casos, o valor já está até pré-aprovado em algumas contas bancárias.

Aprovações do Empréstimo ou Financiamento

Pelos motivos acima listados, é óbvio que o Financiamento é um pouco mais difícil de ser aprovado. Já que as taxas de juros são menores, a burocracia é bem maior. Afinal, você precisa de documentos (conhecidos popularmente como “papelada”) para comprovar, tanto o que você quer financiar, como se o solicitante pode pagar. Muito mais chato que o Empréstimo!

Geralmente, na hora de conceder ou o Empréstimo ou Financiamento, os bancos e financeiras fazem uma análise de crédito. Aí, o Serasa Score conta muito. Por isso deixamos, novamente, o link da matéria que o Dicazine preparou para explicar como é possível aumentar a pontuação.

Liberações

Como é mais fácil de ser liberado, tem Empréstimo Pessoal que dá pra conseguir até Online. Existem vários bancos ou financeiras que concedem empréstimo em seu próprio sites. Lembrando que cada um tem sua própria taxa de juros, Custo Efetivo Total (CET) e tarifas, de acordo com sua políticas de crédito.

Como são muitas empresas oferecendo crédito é possível ser perder, não conseguir comparar tudo e acabar perdendo uma boa oferta. Além disso, são muitos fatores diferentes que precisam ser, simultaneamente, analisados para se tomar a melhor decisão, baseada nos números que mais favorecem o consumidor, sobre determinado serviço financeiro.

Empréstimo ou Financiamento no Serasa eCred

Não saia por aí, só porque agora entende mais sobre o assunto, pedindo empréstimo ou financiamento sem precisar. Ou até mesmo sem saber se a parcela vai caber no seu bolso, só porque o juros é mais baixo que o “daquele outro banco”. Planeje tudo certinho antes. E muito, muito cuidado com o golpes. O que não faltam são pessoas dispostas a tirar vantagens de quem está numa necessidade.

Serasa eCred é, em primeiro lugar, um site oficial do Serasa, comparador de empréstimos e cartões de créditos. Lá você encontra várias empresas e várias ofertas de crédito em um só lugar. É muito mais fácil de comparar. Precisou de Empréstimo ou Financiamento, compare antes no Serasa eCred. E o melhor, é de graça! Boa sorte!