Empréstimo BNDES – Saiba como solicitar!

Conseguir crédito com boas condições para empresas não é uma tarefa fácil. Ainda mais para o microempreendedor individual e para as micro e pequenas empresas. Só que tem uma alternativa para as altas taxas e prazos apertados: solicitar o empréstimo do BNDES.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social(BNDES) é voltado ao financiamento de longo prazo e ao investimento em todos os setores da economia brasileira, o banco oferece hoje uma das melhores condições de financiamento, inclusive para o microempreendedor.

Acompanhe o post para saber mais sobre empréstimos no BNDES, todas as vantagens, taxas e como fazer a solicitação do empréstimo para girar o seu negócio ou investir nas primeiras ações dele. Vamos lá?

Vantagens dos empréstimos do BNDES

Por ser um banco voltado ao desenvolvimento do país e ao crescimento econômico, o BNDES oferece hoje uma das melhores condições para empréstimos. Os juros estão entre os mais baixos do mercado e os prazos, que contam com um excelente período de carência, também são ótimos.

O BNDES também oferece crédito para diversos tipos de empresa: desde as grandes indústrias, até o Microempreendedor individual (MEI). Assim, todos podem solicitar o empréstimo e contar com soluções de financiamento feitas especialmente para cada um deles.

Além disso, o banco oferece diversas linhas de crédito para diferentes finalidades. Com ele, é possível financiar até mesmo o capital de giro da empresa.  Sem contar que o BNDES é confiável e isso é importante para quem vai solicitar o empréstimo.

E um empréstimo no banco também pode ser o início de uma longa parceria extremamente vantajosa. No futuro, outros financiamentos serão bem mais fáceis e assim você tem uma parceria que garante crescimento e estabilidade para o seu negócio.

Como solicitar o empréstimo no BNDES

Quem vai solicitar o empréstimo no BNDES pode fazer isso de 2 formas: de forma direta, solicitando o financiamento diretamente ao BNDES (apoio direto) e de forma indireta, em instituições credenciadas (apoio indireto). O apoio depende da finalidade e do tamanho do financiamento.

Apoio indireto

Para solicitar o empréstimo através do apoio indireto, o interessado deve procurar uma instituição financeira credenciada pelo BNDES (agente financeiro) e apresentar uma proposta, que inclui, entre outras coisas, o valor do investimento que irá realizar.

Com isso, o agente financeiro irá avaliar a proposta, informar a documentação necessária e negociará as condições do financiamento e as garantias, caso o crédito seja concedido.

O apoio indireto é destinado à compra isolada de máquinas e equipamentos, bem como financiamentos inferiores a R$ 10 milhões.

Apoio direto

Para solicitar o empréstimo através do apoio direto, o interessado deve, antes de fazer a solicitação, preencher o Sistema de Informações para Análise Cadastral e Crédito. Depois, basta fazer o envio da solicitação através dos modelos de Roteiros de Pedido de Financiamento.

Para solicitar o apoio direto, o valor do financiamento desejado deve ser superior a R$ 10 milhões.

Quais as taxas dos empréstimos no BNDES

O BNDES oferece uma enorme variedade de financiamentos, cada um com taxas e tarifas diferentes. E que ainda podem variar de acordo com o valor e a finalidade do uso. Por isso, a melhor maneira de saber quais taxas vão ser incidentes, o melhor é consulta ao site da instituição.

Na página, o cliente deve informar a finalidade do investimento dentre as opções disponíveis. Depois, acessar uma das opções que aparecerão abaixo e descobrir quais as taxas/tarifas serão cobradas no tipo de empréstimo escolhido.