Empresa quer vender fatias de energia eólica!

A Casa dos Ventos é uma importante desenvolvedora de projetos de energia eólica e está buscando empresas que se interessem em comprar algumas fatias da produção e também em participações acionárias em um novo investimento.

Esse novo investimento é um complexo de usinas eólicas que será construído no Rio Grande do Norte, onde terá uma capacidade incrível de 450 megawatts.

Parceria

A mineradora Vale fechou recentemente com a Casa dos Ventos, em uma aquisição a longo prazo, que irá visar uma energia a ser gerada por um parque eólico Folha Larga Sul, localizado na Bahia.

Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos, ressaltou que a empresa trouxe uma solução com a Vale na Bahia e que vai buscar replicar a mesma situação no Rio Grande do Norte, desenvolvendo um novo projeto.

No entanto, para isso acontecer, eles buscam um novo sócio-operador para essa parceria que visa o longo prazo.

No modelo que a empresa busca um parceiro, a desenvolvedora irá fica responsável por todo o investimento na parte financeira enquanto o sócio terá a vantagem de comprar uma energia – que é renovável.

Além do atrativo de ter um preço bem competitivo, não há risco risco na construção da usina.

Projeto

Para esse projeto no Rio Grande do Norte, a Cada dos Ventos irá fechar com várias empresas, não se prendendo a apenas uma, já que o complexo eólico pode e será dividido entre diversas usinas de menor porte, sendo tudo negociado individualmente.

Segundo Lucas Araripe, a solução da empresa teve uma receptividade boa por parte das empresas que iniciaram conversas e tudo ficou bem avançado, com um anuncio bem provável em breve.

De acordo com ele será interessante dividir tudo entre várias usinas, pois será uma situação de benefício em grupo e ainda trará uma economia em escala.

Araripe ainda ressaltou que a empresa tem cerca de 400 torres para medição anemométrica para medir os ventos, além de 25 solarimétricas e 600 mil hectares de terra, contando as áreas que foram compras pelas usinas e também as arrendadas.

Energia eólica

A transformação da energia do vento em uma energia útil é denominada de Energia eólica, atividade que usa aerogeradores para que produzam eletricidade.

Assim, como podemos ver nos famosos moinhos de vento, que servem para a produção de velas ou energia mecânica.

Uma característica da energia que vem do vento é a sua consistência para longo prazo, mesmo que tenha algumas variações até mesmo significativas em algumas escalas curtas.

Os denominados parques eólicos se tornam um conjunto com muitos aerogeradores, todos eles individuais, em uma escala grande, cerca de centenas, sempre ligados em uma rede de transmissão de energia elétrica.

Através dela pode-se abastecer diversas empresas, como as usinas, por exemplo.