Emagrecimento: musculação ou aeróbica?

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É fato que cada vez mais, pessoas buscam as academias de ginástica para fins de emagrecimento através de exercícios aeróbicos, mas será que a prática da musculação ajudaria na perda de peso? Ou a musculação é somente indicada para aumento de força e massa muscular?

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Emagrecer com exercícios aeróbicos

Exercícios aeróbicos para emagrecer
Exercícios aeróbicos para emagrecer

Primeiro, vale a pena ressaltar outros benefícios que exercícios aeróbicos fornecem ao organismo humano; promove uma grande capacidade cardiorrespiratória, maior capacidade de circulação sanguínea e ainda aprimora a capacidade do músculo em utilizar oxigênio. Dependendo da região específica a ser trabalhada, seja com bicicletas, esteiras, steps entre outras, se desenvolverá a parte motora mais treinada, obtendo resultados diferentes para cada especificidade.

O gasto calórico em treinamentos aeróbicos pode ser bem satisfatório, dependendo da atividade, intensidade e duração do esforço, outro aspecto positivo é que quase não existem restrições, a não ser para certos indivíduos pertencentes a grupos de risco.

E a musculação?

Musculação para perder peso
Musculação para perder peso

Exercícios de musculação se adéquam a qualquer objetivo, seja emagrecimento, força, explosão, endurance entre outros, mas para isso busque um profissional da área para que sua integridade física seja sempre preservada.

Por mais que exercícios aeróbicos sejam vantajosos e bem práticos, exercícios de musculação possuem inúmeras vantagens a mais, principalmente se unirmos forças entre essas duas máquinas promovedoras de saúde e bem estar. Para que junto com a perda de calorias obtidas com o exercício aeróbico não haja também perda de massa muscular é de fundamental importância que esses músculos sejam tensionados por uma força resistiva afim de promover gastos calóricos , manter e desenvolver a musculatura.

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Está mais que comprovado que a musculação gera efeitos positivos ao organismo como; desenvolve a capacidade cardiorrespiratória, vascular, resistência, mantêm a musculatura firme evitando lesões, melhora a postura, atua na prevenção de doenças como osteoporose, doenças coronarianas entre diversas outras, além de um aumento da auto-estima por conta da melhora na aparência e o prazer gerado a partir daí.

Alimentação

Alimentação saudável com baixas calorias
Alimentação saudável com baixas calorias

É importante que esse indivíduo que busca a perda de peso de forma saudável se alimente adequadamente, para que seus objetivos sejam alcançados progressivamente. Uma dieta hipocalórica (baixas calorias) seria a ideal, livre de massas e frituras uma vez que o objetivo é a perda de peso.

Também é importante que se diga que o fator principal é a sua força de vontade e disposição para alcançar sua meta, faça diferente, faça valer a pena!

Murilo Rocha

Cearense estudante de Educação Física - bacharelado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA, bastante interessado em assuntos que envolvem alimentação, hábitos saudáveis, e atividades fisica no dia a dia promovendo saúde. Com diversos cursos complementares nesta area, é leitor assíduo de assuntos de seu interesse.

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