Dispositivo faz celular “enxergar pela parede”, sendo aliado na hora de reformar casas

Construir uma casa, reformar o apartamento ou o lar dá muito trabalho, não é mesmo? A gente tem um orçamento disponível para gastar e, muitas vezes, acaba excedendo o valor por conta de algum imprevisto na hora de colocar a mão na massa.

E se tivesse uma tecnologia que ajudasse a gente a evitar esses gastos extras, essas surpresas?

A Tek Energy, empresa especialista em tecnologias para sustentabilidade e construção civil, pensou em um meio de nos ajudarmos. Ela vende um mecanismo que transforma o nosso próprio celular em um dispositivo capaz de detectar estruturas que estão escondidas atrás da parede.

Dispositivo que vê através de paredes

Então, às vezes vamos precisar mexer em alguma parede da casa, mas não sabemos o que tem atrás dela – seja por falta da planta hidráulica, seja por falta de informações antecedentes mesmo. É aí que entra a nova tecnologia.

Ela consegue encontrar canos, fiação, pregos e até (olha só) roedores e cupins! Indo além das obras e pensando na nossa saúde. O nome do dispositivo é Walabot DIY.

O produto é do exterior, fabricado em Israel, e permite ver até dezesseis centímetros dentro de paredes feitas de drywall e 10 centímetros em paredes de alvenaria, cimento e outros materiais bem resistentes.

Ele pode ser usado em smartphones Android e mostra na tela do aparelho mesmo o que foi visto por trás da construção. No Brasil, a Tek Energy fica em Santa Catarina e vai comercializar o dispositivo com nota fiscal e garantia de um ano.

Cuidado com as paredes

É muito importante verificar o que tem por trás das paredes antes de começar a derrubá-las. Engenheiros alertam que elas podem servir como elementos de sustentação, escondendo vigas, pilares e até lajes.

Por isso, é sempre bom checar todas as informações do ambiente a ser reformado antes de mexer em qualquer parte do imóvel. A alteração pode comprometer não somente a estrutura, mas a segurança da casa.

Outra dica bacana é não economizar nas coisas erradas. Esse dispositivo, por exemplo, pode ser um divisor de águas e ajudar você a evitar problemas maiores. Economizar nesse caso pode gerar um grande prejuízo.

Já que estamos falando de paredes, se você encontrar algum defeito nelas, como mofo, bolhas e infiltrações. Lembre-se: não tampe o sol com a peneira. Não vai adiantar nada pintar sem resolver a fonte oficial do problema.

Essa medida dura pouco e gera desperdício de tempo, trabalho e dinheiro também.

Quanto custa?

A entrega pode ser feita para todo o Brasil. O custo-benefício do equipamento vale a pena. Ele custa R$ 889,00 e pode ser parcelado em até dezoito vezes. Esse parcelamento é feito no cartão mesmo pela loja virtual da empresa.

“O Walabot é um equipamento que pode se tornar valioso na caixa de ferramentas de empreiteiros, eletricistas, pedreiros, encanadores, carpinteiros e até mesmo quem não deseja se incomodar quando for pendurar um quadro na parede de sua residência. É uma inovação tecnológica que chega ao Brasil para facilitar a vida das pessoas em pequenas obras ou até em reformas, além de evitar dores de cabeça”, explica Fábio Rafael Pires, diretor administrativo da Tek Energy.

Se você ficou com alguma dúvida, não tem problema. Todas as informações sobre o dispositivo estão disponíveis na página online da empresa.

Add Comment