Dicas para estudar para Concursos em Casa

Publicidade

Estudar para concursos em casa não é fácil, porém, não é impossível. Geralmente, esse tipo de estudo é feito por pessoas que não têm tempo ou dinheiro para frequentar um cursinho. Para tanto, é preciso muita disciplina e força de vontade. Para tanto, o Babado lhe dará algumas dicas importantes:

Comece a estudar alguns meses antes do dia da prova. Assim, você terá tempo útil para aprender todo o conteúdo programático da prova com calma. A primeira coisa a fazer é comprar uma boa apostila para o concurso a ser prestado. Há apostilas que vêm com explicações detalhadas e com exercícios de provas anteriores. Opte por essas, pois você poderá resolver as questões e verificar o seu conhecimento após os estudos.

Publicidade

O local de estudos deve ser bem arejado e silencioso para que a concentração seja total. Evite ficar perto de computadores, rádios ou televisores ligados ou de pessoas conversando, pois isso pode distrair você dos livros.

Comece a estudar pelas disciplinas que você tem mais dificuldades ou que sejam mais complexas, como a parte de legislação, por exemplo. Grife as partes mais importantes e leia-as mais de uma vez, até que você se sinta seguro de ter apreendido o conteúdo. Depois, tente fazer um resumo em voz alta, como se estivesse explicando para si próprio.

Na área de Matemática, o mais importante é fazer os exercícios. Resolva todos os exercícios que encontrar sobre o tópico. Se não conseguir resolver algum, procure alguém especializado como um professor de matemática. Se preferir, pergunte a um amigo que tenha esse conhecimento.

Tenha calma ao estudar para um concurso: não entre em parafuso!
Tenha calma ao estudar para um concurso: não entre em parafuso!

Em Português, se a apostila não tiver os assuntos bem explicados, procure dicionários de Gramática ou procure na internet. Há muitos sites bons que podem resolver o seu problema. Quanto mais exercícios forem resolvidos, será melhor para compreendê-los. Atente-se às exceções, pois a Língua Portuguesa tem muitas e é nelas que os concursos geralmente focam.

Publicidade

Na parte de Interpretação de Textos, não há outro jeito senão ler muito. Pegue revistas, jornais e livros para ler. Leia qualquer coisa, até bulas de remédios. Depois, tente explicar os textos lidos para alguém e pergunte se essa pessoa o compreendeu. Assim, você pega a prática da leitura e da interpretação.

Não pense que estudar é fazer uma leitura rápida da apostila. Não é porque você leu toda a apostila que estará apto a fazer a prova do concurso. Muito pelo contrário, ler é diferente de entender. Portanto, assegure-se de que o que foi lido está realmente em sua mente. Após cada capítulo, faça uma análise do que foi estudado. Ao final, reveja todo o conteúdo para tirar as últimas dúvidas.

Nunca estude um dia antes da prova. Isso o deixará mais ansioso e você perceberá que não se lembra de muita coisa. Portanto, esteja seguro de que sabe o máximo possível. Dê uma volta, converse com amigos e relaxe. Faça exercícios físicos, oxigene o seu cérebro e os seus músculos. Divirta-se. Assim, o seu corpo e a sua mente estarão preparados para fazerem uma boa prova, sem nervosismo ou ansiedade.

Um dia antes do concurso, relaxe bastante
Um dia antes do concurso, relaxe bastante

Garanta o seu lugar em um concurso público, pois ele lhe trará a estabilidade financeira de que todos nós precisamos. Com calma e dedicação, tudo é possível.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here