Dicas para parar de fumar

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 5 milhões de pessoas morrem todos os anos decorrente do tabagismo. Após 1 ano de a pessoa ter parado de fumar o risco de morte por infarto do miocárdio diminui em 50%. Entre cinco e dez anos que a pessoa parou com o vício, o risco de um infarto é igual a de uma pessoa que não fuma. Confira as dicas para parar de fumar.

1) O ideal é para de fumar de uma vez, pois se a pessoa decide parar devagar ela pode correr o risco de não cumprir suas metas. Se mesmo assim a pessoa prefere ir parando devagar ela deve diminuir o consumo de cigarros a cada dia e o processo não deve demorar mais que duas semanas. Escolha um horário para fumar e a cada dia o horário deve ser mais tarde até que finalmente você não fume mais.

2) Mantenha o cigarro e isqueiro longe de você. Assim você terá trabalho de levantar e procurar pelo cigarro. Essa dificuldade fará com que você tenha cada vez mais preguiça de ir atrás dele.

3) Quando você tiver uma grande vontade de fumar aguente firme porque passa depois de cinco minutos. Então quando isso acontecer se distraia conversando com um amigo, tome água gelada ou qualquer outra coisa que seja gelado. Outra dica é mascar chiclete, brincar com elásticos ou caneta.

4) Após as refeições escove os dentes. O gosto de comida na boca estimula a vontade de fumar.

5) Evite bebidas alcoólicas porque o álcool acelera o processo da retirada da nicotina do corpo, aumento a vontade de fumar.

6) Faças exercícios físicos. A noção de saudável vai ser um direcionamento de vida e, a medida que se diminuiu o cigarro, o folêgo aumenta.

7) Não compense a vontade de fumar em doces e alimentos gordurosos. Ao parar de fumar continue comendo a mesma quantidade de comida.

8) Controle sua ansiedade. Descubra algo que você goste de fazer e se distraia com isso.

9) Para te dar ainda mais ânimo, economize o dinheiro que você gastava com cigarro e compre algo para uma pessoa que você goste muito. O investimento financeiro dá mais vontade de continuar a vida sem cigarros.

Add Comment