4 dicas para engajar e cuidar dos funcionários

Todo empregado sonha em ser o patrão para que não precise receber ordem e sim levar as coisas do seu jeito, como bem entender e fazer o seu tempo. Porém, administrar uma empresa não é uma tarefa fácil.

Principalmente nesta questão mesmo de envolvimento entre chefe e trabalhador, muitas vezes ocasionando até mesmo em alguns desentendimentos.

Um ambiente negativo nunca é bom, seja em empresas pequenas ou grandes, sempre é importante prezar para que tenha um local gostoso para se trabalhar, e assim, ajude até no crescimento do seu negócio.

Buscando manter o bom ambiente no seu negócio, o patrão pode tomar algumas atitudes, mantendo o bom funcionamento da empresa e ao mesmo tempo, uma boa relação com os seus funcionários.

1 – Seja um líder

Um patrão não tem que procurar ser apenas um chefe, dando ordens e mais ordens, apenas mandando em todo mundo.

Seja um líder, dê o exemplo, motive os seus funcionários e, assim, mantenha a harmonia em sua empresa, pois dessa forma o trabalho só irá render bons frutos, aumentando a produtividade e o seu faturamento mensal.

Os líderes de verdade devem praticar a arte de falar menos e ouvir mais. Se manter o diálogo como um aliado poderá ter em suas mãos a chave para o sucesso na resolução de problemas dentro do seu negócio.

2 – Se importar com os funcionários

Muitos patrões não entendem que os seus funcionários são seres humanos e pensam que eles são como máquinas, que não tem sentimento e estão ali apenas para servir.

Mostre realmente que está se importando com os seus empregados, sendo verdadeiro e até um ombro amigo se for necessário. É melhor ter um funcionário como um amigo do que ter alguém com desinteresse na função.

3 – Trace metas para o sucesso

As metas é um fato primordial para a motivação, pois sem elas, todos podem se acomodar e prejudicar a empresa em um modo geral.

Estimule os seus funcionários, por exemplo, se a média de lucro é de 10 coloque a meta de 20 e quando atingir a mesma, por que não pagar um churrasquinho para todos pelo bom serviço prestado a empresa?

Assim, o patrão garante a produtividade e incentiva os seus empregados, além de também oferecer uma recompensa que pode melhorar todo o clima da firma.

Outra boa saída são as metas individuais: onde quando o trabalhador atinge a mesma com êxito poderá ganhar uma lembrancinha da empresa, uma bonificação ou até mesmo dia de folga.

Não tem quem não se motive com isso e com certeza a produtividade é aumentada.

4 – Planejamento e treinamento

Elabore planos de carreira para todos na empresa, mostrando aos seus funcionários que se realizar as tarefas com êxito e empenho poderá crescer dentro da empresa, só dependendo dele mesmo.

Investir em treinamento também é uma boa ideia, pois assim poderá moldar o funcionário exatamente para a forma com que a empresa necessita, aprendendo todos os macetes do jeito que você precisar.