3 dicas imprescindíveis para evitar a hipoglicemia durante os treinos

Quem está começando a treinar para valer, de verdade mesmo, sabe que todo esforço é muito válido na hora de pegar um peso a mais ou de correr 1 quilometro a mais também. No entanto, após alguns dias, o resultado pode não ser um dos melhores.

Isso porque o treino exaustivo ou sem uma alimentação correta pode causar diversos problemas para a saúde, entre eles, o mais comum é a hipoglicemia, que nada mais é do que a falta de açúcar no sangue.

Então, descubra agora algumas dicas para treinar com muita seriedade e conseguir os melhores resultados sem ter que prejudicar a sua saúde. As dicas aqui são recomendadas por médicos, portanto, muito válidas para o seu dia a dia de treino.

1 – A Alimentação Balanceada

É o item mais importante de todos porque quando treinamos queimamos gordura e mesmo que esse seja o seu foco principal – o emagrecimento rápido – é ideal que se tenha uma boa alimentação para sair prejudicado.

A dica é manter intervalos regulares na sua dieta e com alimentos de qualidade. Inclusive, considerando o uso de glicose para o seu corpo.

Somente uma alimentação equilibrada vai te ajudar a conseguir praticar os exercícios e chegar ao resultado sem passar por sustos como fraquezas e tonturas, que podem acontecer durante ou após o treino.

A recomendação dos médicos é se alimentar ao menos 1 hora antes do treino e durante o dia beber muita água, já que isso catalisa o nosso corpo e melhora todo processo bioquímico.

2 – O Tempo de Treino

Outra dica importante é sobre o tempo de treino e isso aqui vale para todo mundo, mas especialmente para quem está começando a praticar exercícios físicos.

O começo deve sempre ser curto. No máximo, 40 minutos. Somente após um bom intervalo de treinos é que se deve aumentar, gradativamente, o tempo de treinamento.

Isso porque é até esse tempo que o corpo começa a usar mais quantidades da reserva de glicose. Logo, um treino com maior tempo do que esse vai sugerir alguma alimentação diferenciada, talvez, até com suplementação.

Para quem tem histórico de hipoglicemia, uma dica é tomar cuidado com os treinos que passam dos 40 minutos e mais ainda quando passam de 1 horas. Eles podem potencializar o quadro.

3 – A Intensidade do Treino

Por fim, uma última dica é sobre a intensidade o seu treino porque mesmo que o tempo seja curto, se você exigir muito do seu corpo e musculatura, então, pode ser que aconteça quadros de hipoglicemia também.

Aqui a dica é muito valida também para quem faz musculação e quer pegar mais peso do que deveria. O esforço é muito grande nesses casos. E os casos de tonturas e fraquezas podem acontecer quase na própria hora.

Seguindo essas dicas, com certeza o seu treino será mais efetivo. Mas, em caso de dúvidas, sempre procure ajuda médica!