Dicas de Como Economizar Água

Como economizar água e como utiliza-la sem que para isso, tenhamos que viver contando as gotas, é um tema totalmente atual e pertinente as discussões sobre o planeta.

Água é o principal elemento da vida, é impossível pensar em vida sem pensarmos nela, os diversos encontros entre as nações quanto a preocupação com a escassez ou até mesmo, a contaminação das bacias hidrográficas, deixa não somente ecologistas como muitos outros segmentos em alerta.

A palavra de ordem é economia sustentável e que para o nosso bem, foi muito verbalizada nas últimas eleições no Brasil, de modo que hoje, de alguma forma, todos já ouviram falar e aos poucos estamos nos familiarizando com essa nova visão global.

Economizar água, não é nenhum bicho de sete cabeças, vale dizer que além de ser um benefício coletivo é também individual, a começar pelo bolso obtendo redução no consumo exarcerbado, o consumo inteligênte trará resultados também nas contas de consumo.
O que fazer para economizar água? Bem, para responder essa pergunta, primeiro devemos estabelecer a diferença entre gastar e usar. Gastar é quando desperdiçamos, utilizamos a água de maneira que nem sempre é necessária como ficar com a mangueira aberta tirando o lixo da calçada, quando o que devemos fazer é primeiro varrer e só depois lavar, afinal, água não é vassoura. Claro que podemos e devemos lavar a calçada mas há essa simples diferença.

Aqui vai algumas dicas: Um dos locais em que mais usamos água é no banheiro, pequenos cuidados como fechar a torneira durante a escovação dos dentes ou ao fazer a barba, fazer manutenção periódica na caixa de descarga para evitar vasamentos, é um bom começo, assim como o tempo em que se fica debaixo do chuveiro, para quem leva 20 minutos, pode reduzir para quinze e melhor ainda se puder fechar o chveiro enquanto se ensaboa.
Na cozinha, manter a torneira fechada ou muitíssimo reduzida ao ensaboar a louça é outra indicação de redução de consumo.
Ao lavar o carro, opte por um regador ou balde e se precisar da magueira, então deixe-a só para o enxágue.

Lembre-se de não deixar torneiras pingando, o planeta agradece.

One Response

  1. isabela

Add Comment