Descubra quando vai abrir o Sisu 2019

O sistema de Seleção Unificada, conhecido como Sisu, é um projeto do Ministério da Educação, onde as pessoas podem se candidatar a vagas em universidades públicas através do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.

Ele é um dos programas mais aguardados pelos estudantes e com certeza um dos mais importantes também porque proporciona a chance de estudar de graça em universidades com boas notas e boas recomendações para o mercado de trabalho.

Quem pode se inscrever no Sisu

Para se candidatar as vagas abertas no Sisu em 2019, basta ter feito o ENEM no ano passado (2018) e não ter tirado nota zero na redação.

Vale lembrar que, algumas instituições colocam uma nota mínima para a inscrição na mesma, as chamadas notas de corte. Então, nesses casos, é preciso ter a nota com base nessas recomendações.

Com o Sistema de Seleção Unificada, o candidato que for bem no ENEM pode garantir uma vaga em uma boa universidade pública e com isso ir moldando o seu futuro, a partir da oportunidade de estudos com qualidade.

Resumidamente, com o Sisu, o estudante pode entrar tanto em universidades Estaduais ou Federais.

Como funciona a lista de espera?

A nota de corte do Sisu é calculada de acordo com cada curso, sendo calculada diariamente pelo sistema das instituições e também do governo.

Para isso, o Sisu analisa a menor nota dos interessados no curso e com base nas vagas ainda disponíveis faz uma média. A nota de corte ajuda o candidato a monitorar a sua situação, já que a vaga não é garantida.

Os candidatos que não forem chamados na vaga regular, vão para uma espécie de lista de espera, mas com a opção restrita a primeira vaga no candidato, que foi selecionada no ato da inscrição.

Porém, para isso, o candidato tem obrigatoriamente que entrar no sistema do Sisu e manifestar o seu interesse em uma vaga de espera, selecionando a opção no painel.

Como se inscrever no Sisu 2019?

Para se inscrever no Sisu 2019, o candidato deverá entrar com o acesso na página online do Sisu, com o mesmo número e senha do Enem. Se não lembrar os dados, basta entrar na mesma plataforma do Enem e recuperar a senha.

O site para se inscrever no Sisu é o sisu.mec.gov.br e logo de cara é só preencher o número de inscrição e senha, para depois optar pelo curso e universidade.

Cronograma para 2019

O cronograma para o Sisu em 2019 será o seguinte: as inscrições serão abertas no dia 22 de janeiro, ficando disponíveis até o dia 25 do mesmo mês, ou seja, apenas 3 dias.

No dia 28 de janeiro ocorre o resultado da chamada regular e até o dia 4 de fevereiro acontece a lista de espera.

As matrículas para a chamada regular serão do dia 30 de janeiro até 4 de fevereiro, ressaltando que cada instituição terá o seu dia e horário correto para o atendimento, portanto, o candidato deverá ficar de olho e atento.

No dia 7 de fevereiro é marcada a data para a convocação final dos candidatos da lista de espera pelas próprias instituições.