Descubra o que é afonia

Afonia é usada para definir a falta de voz e para determinar aquela voz apagada e de difícil percepção. É um problema que pode atingir qualquer indivíduo e se caracteriza por uma situação causada por mudanças da mucosa, de alguma das partes da laringe.

Mas, não confunda com disfonia que é o termo usado para definir rouquidão. A afonia adota níveis de amplitude distintos. Já a disfonia pode ir de uma ligeira rouquidão até casos que podem facilmente ultrapassar alguns dias ou até mesmo semanas.

Descubra o que é afonia

Principais motivos para a afonia

Determinados fatores influenciam no aparecimento da afonia, por isso, vamos listar alguns dos mais importantes para que você não sofra com falta de voz justamente em quando tiver algum compromisso.

Alguns elementos externos podem estar ligados a afonia, como Ingerir produtos tóxicos ou irritantes, inalar fumaças de fumos e cigarros ou outros gases irritantes, temperaturas extremas e consumo de bebidas bem geladas ou quentes, além de tosse ou pigarro.

Em outros casos, a afonia pode vir de doenças do aparato respiratório, lesão nas cordas vocais e mau uso da respiração, tipo, respirar apenas pela boca enquanto dorme.

Se policie e evite falar muito alto ou cantar de formas incorretas, elas são responsáveis também geram afonia.

Tente relaxar, pois outro motivo que causa alterações na mucosa vem de questões emocionais e nervosas.

Dicas para evitar a afonia

Além dos motivos alavancados sobre os principais motivos para a afonia e algumas formas de diminuir a incidência, vamos lhe dar mais algumas dicas para não sofrer desse problema.

A primeira dica é beber bastante água durante o serviço, por exemplo, professores, que usam muito a voz para lecionar, precisam sempre se hidratar.

Evite consumir alimentos derivados do leite e aqueles que possuem cafeína na sua composição. Opte por uma maçã, ela tem ação adstringente.

A postura ao se comunicar também é essencial, por isso, mantenha sempre o pescoço em uma forma que sempre esteja equilibrado.

Se por acaso, estiver alguns sintomas de rouquidão, o ideal é evitar forçar ainda mais suas cordas vocais e agravar alguma lesão.

Remédio caseiro

Chá de raízes de gengibre adoçado com mel é um excelente remédio para a perda momentânea da voz.

O gengibre tem qualidades anti-inflamatórias e aromatizantes bucais que auxilia, na terapia de rouquidão ou perda de voz.

Para fazer o chá é preciso apenas 30 g de raízes de gengibre e um litro de água.

Primeiro coloque o gengibre dentro de uma panela junto com a água e deixe ferver. No momento que ficar morno coe e acrescente mel a gosto.

Ele age como uma fragrância que protege a garganta e as cordas vocais.  

Beba até quatro xícaras diárias, até a voz seja restabelecida. O líquido deve ser ingerido apenas enquanto estiver morno para que seja efetivo.

Além deste remédio caseiro, é de suma importância abster de alimentos irritantes da mucosa, tipo pimenta ou mostarda, e consumir alimentos naturais e especialmente fibrosos, pois estes potencializam os resultados.