Descubra a lista de livros favoritos de Bill Gates em 2018

Bill Gates já  divulgou, no dia 3, a sua já tradicional lista de seus 5 livros favoritos do ano anterior. Ela foi publicada no blog oficial do magnata e conta com um conteúdo bem eclético, indo de temas sobre guerra com armas autônomas a meditação.

Bill Gates, que deixou a Universidade de Harvard para fundar a Microsoft em 1975 e hoje é o maior filantropo do mundo, além de um dos homens mais ricos do planeta, também é um leitor assíduo.

Frequentemente ele faz sugestões de obras para o público, geralmente antes do verão norte-americano e nos feriados, quando as pessoas têm mais tempo para ler, e esse ano ele até financiou um site de download gratuito de apostilas de estudos.

O que mostra a sua paixão pela leitura e educação. Paixão esta, que leva Gates a, todos os anos, divulgar uma lista com os 5 livros que ele mais gostou no ano anterior. Abaixo você confere os 5 de 2018.

1 – Army of None: Autonomous Weapons and the Future of War

Do autor Paul Scharre, Army of None: Autonomous Weapons and the Future of War – em tradução livre: Exército de Ninguém: Armas Autônomas e o Futuro da Guerra, explora as consequências militares, políticas, morais e legais de dar as máquinas a capacidade de selecionar seus alvos e destruí-los sem uma direção humana.

Dar as armas autonomia é uma boa escolha? Nós as controlaremos ou elas nos controlarão? Como será uma guerra no futuro? Essas são algumas das questões que o livro visa responder.

2 – Bad Blood: Secrets and Lies in a Silicon Valley Startup

Como uma Startup de biotecnologia que chegou a valer U$ 9 bilhões foi da rápida ascensão a um completo fiasco e à falência? Isso é o que John Carreyrou narra em Bad Blood: Secrets and Lies in a Silicon Valley Startup, também disponível em português com o título “Bad Blood: Fraude Bilionária no Vale do Silício”.

3 – 21 Lessons for the 21st Century

Na obra 21 Lessons for the 21st Century, Yuval Noah Harari, também autora dos livros “Sapiens” e “Homo Deus”, coloca em pauta e tenta responder algumas das questões mais importantes do século 21, como de que forma os robôs e computadores afetam a importância dos seres humanos e como lidamos com as notícias falsas.

4 – Educated

Tara Westover não frequentou a escola até os 17 anos, impedida pelos próprios pais, sobreviventes mórmons e ainda assim conquistou seu P.h.D, na Universidade de Cambridge, e ela te conta todas as suas memórias sobre como isso aconteceu em “Educated”, que infelizmente não está disponível em português.

5 – The Headspace Guide to Meditation and Mindfulness

Segundo Bill Gates, The Headspace Guide to Meditation and Mindfulness é a introdução perfeita a meditação.

O livro conta com uma parte autobiográfica, que detalha a jornada de Andy Puddicombe para se tornar um monge budista; e uma parte manual, que oferece técnicas simples de meditação que podem melhorar o estresse e a saúde mental como um todo.

Por fim, deixamos aqui a sugestão de Gates para seus fãs na publicação: “Uma ótima leitura é o presente perfeito; é pensativo e fácil de embrulhar”.