Depressão, fuja desse mal! Dicas para vencer a depressão

Hoje em dia com o corre corre da vida moderna muitas pessoas que se sobrecarregam de coisas para fazer, acabam não tendo tempo para cuidar de si próprio, muitas se sentem solitárias, tristes, incompreendidas, grande vontade de chorar e até desejo suicidas, esses são sinais de alerta para uma possível depressão, que é uma doença mental que pode ter vários fatores como fatores biológicos (pela alterações dos níveis de neurotransmissores como serotonina, aceticolina, adrenalina e neradrenalina) ou por fatores físicos como traumatismos, fatores psicossociais e o uso de drogas.

Vencendo a depressão (Foto: Reprodução)

Vencendo a depressão (Foto: Reprodução)

É óbvio que nunca estamos 24 horas por dia alegres, todos nós temos problemas, mas quando não conseguimos esquecer este problema de forma alguma, isto aponta que o individuo está depressivo. A depressão ocorre por etapas e se for aceita por quem sofre desse mal logo no início, a sua cura e superação é mais fácil do que se aprofundar e se deixar levar nesta tristeza. A depressão é tratada em alguns casos por psicólogos, mas para vencer este mal é preciso que o individuo sinta que precisa de ajuda e aceite que o melhor caminho é o tratamento, pois é possível superar uma depressão de forma natural, sem uso de medicamentos como antidepressivos.

As causas são variáveis entre elas podemos citar sentimento de perda, seja ela por morte ou por separação, problema sociais, baixo estima, sentimento de fracasso, bullyng e etc. A família axerce um papel super importante no tratamento, pois o individuo que tem apoio da família faz com que ele sinta que é importante para alguém, vão agora alguns sinais de alerta para ajudar a família no diagnóstico:

– O individuo não sai mais de casa
– Não se alimenta bem
– Está sempre com olhar fixo e deprimido
– Apresenta voz tremula ao se comunicar
– Sempre se afasta das outras pessoas

Mas este mal pode ser evitado antes mesmo de aparecer, nós seres humanos precisamos trabalhar, precisamos estudar, mas também precisamos de lazer, a falta deste já foi comprovado que causa sérios problemas mentais entre eles, claro, a depressão. Procure arrumar um tempo na vida corrida para fazer aquilo que gosta, pois cada um tem a sua definição do que seria lazer. Alguns gostam de praticar esportes (sendo muito bom por liberar endorfina no cérebro), ir ao cinema, sair com os amigos ou ficar ao lado da pessoa amada. Simples atitudes como estas podem proporcionar um equilíbrio e uma boa saúde emocional, e o mais
importante, goste de si mesmo, pois você é o único que pode proporcionar a sua qualidade de vida.

Add Comment