Dá para manter o foco na dieta nas festas de final de ano? Veja 7 dicas!

Vai chegando o final de ano e só conseguimos pensar em uma coisa… Presentes? Não. Comida! São 2 festas em poucos dias, sendo todas marcadas por muita comida, bebidas e a família toda reunida.

Essa podemos dizer que é a combinação perfeita para encerrar um ano velho e se iniciar um ciclo com o ano novo, porém, para quem está em dieta não é bem assim… Porque resistir aos variados alimentos e pratos é bem difícil.

É muito complicado segurar a vontade, não cair em tentações e conseguir se manter firme, focado na dieta mesmo passando pelas festas de final de ano. Para te incentivar e te ajudar nessa batalha, listamos 7 dicas incríveis!

1 – Fique longe da cozinha

Evite ficar na cozinha, essa é a 1ª dica. Pois é ali que a mágica acontece, né. E os alimentos ganham vida e se tornam pratos maravilhosos. Isso fará com que você tenha ainda mais vontade de atacar tudo pela frente.

2 – Siga a dieta

É importante que mesmo nas festas você consiga seguir a sua dieta regrada, comendo de 3 em 3 horas e sempre optando por pratos leves, sem muita gordura e besteiras.

3 – Substituições

Na alimentação, para não sair da dieta nas festas você poderá realizar substituições.

Troque o seu presunto por peito de peru; o panetone por um bolo diet; os salgadinhos fritos por uma castanha; sorvete por banana; e muito mais, sempre seguindo essa linha.

4 – Evite acordar tarde

É bem comum ficar acordado até tarde nessas festas e com isso acordamos quase no meio do dia seguinte. Evite isso, tente dormir não tão tarde para que possa acordar pela manhã e manter a rotina.

5 – Não se desespere

Caso não consiga resistir e acabe abusando em uma das refeições, não pense que tudo está perdido. O que passou, passou.

Siga a sua dieta normalmente nas outras refeições, buscando o mesmo equilíbrio que vinha seguindo e sem peso na consciência.

6 – Evite bebidas alcoólicas

As bebidas alcóolicas são uma das maiores tentações para a maioria das pessoas, que muitas vezes até extravasa e passa do limite nas festas de final de ano.

Para quem está na dieta, essa pode ser o inimigo número um, afinal, é nela que estão as supercalorias, além de ainda contar com um índice elevado de glicêmico, fator que transforma o liquido ingerido em gordura rapidamente.

A saída é evitar ao máximo. Caso não resista, consuma apenas quantidades muito pequenas, pois se passar do limite poderá colocar a sua dieta por água a baixo.

7 – Fique de olho nas calorias das bebidas

Para ter noção das calorias, 1 dose de caipirinha vodka, com 100 ml, contém cerca de 162 kcal, um pouco mais que as 90 kcal de um copo de cerveja.

As bebidas características das festas de final de ano, como champanhe, gim e licores, a cada 1 dose tem 110 kcal, 60 kcal e 69 kcal respectivamente. Já o vinho tinto, branco e doce, apresentam 65 kcal, 85 kcal e 142 kcal em cada taça consumida.