5 dicas para curtir o Carnaval sem dor muscular e sem ressaca

O Carnaval chegou e para você não sair da folia com ressaca e dor muscular de tanto aproveitar o agito, nós separamos algumas dicas de ouro.

Afinal, não adianta nada curtir o momento e depois precisar ficar jogado na cama para se recuperar do esforço físico e com muita dor de cabeça. Todos esses sintomas são muito comuns depois da maratona do feriadão.

Retomar a rotina pode ser tarefa difícil para quem não está acostumado com tanta animação. Por isso, a cardiologista Silvana Vertematti explica que dá para fugir desses problemas pós Carnaval com uma simples preparação.

1 – Atividade física?

A principal delas é encarar o Carnaval como atividade física mesmo.

É que ficar pulando as matinês ou indo atrás dos trios e dos bloquinhos gasta muita energia e é um esforço físico mesmo que o corpo exige para conseguir se dar bem na folia.

É um tipo de exercício de moderada a alta intensidade e é preciso ter cuidados, como um atleta.

A médica diz que alguns foliões ainda saem em desvantagem por beber demais – coisa que um profissional sério não faria.

Mas, é necessário ter uma alimentação balanceada, beber bastante água e fazer alongamentos antes de sair para as festas.

2 – Comer direito!

Quando a gente fala em comer direito tem que levar a dica a sério. Nada de jejum. Uma hora e meia antes de ir para as ruas tem que garantir a energia que será usada no local.

O objetivo é evitar passar mal, com pressão baixa, mal-estar, durante a folia.

Escolha alimentos que vão te satisfazer, mas que não tenham tanta gordura assim (para não acabar pesando no estômago também, não é mesmo?).

Escolha frutas, proteínas, carboidratos… A médica Silvana lembra que não pode exagerar também.

Comer muitas fibras pode acabar gerando um desarranjo no intestino e se você estiver na rua, vai ficar complicado reverter essa situação.

3 – A água!

Tome muita, muita, muita água. Ficar desidratado é o ponto comum da dor no corpo e da ressaca.

É por esse motivo que beber água e comer direitinho devem estar na lista de prioridades dos foliões.

O conselho da especialista é que a mesma quantidade ingerida de álcool seja a mesma consumida de água. Então a cada duas latinhas de cerveja, por exemplo, beba de 500 ml a 1 litro de água ou outro líquido tipo sucos de frutas.

Eles são bons para repor o que você perdeu no suor, além de serem fontes de nutrientes importantíssimos na manutenção do organismo, como a imunidade.

4 – Alongamentos?

Você não vai sair para correr uma maratona sem se alongar. É assim que você precisa encarar o Carnaval. Como uma maratona. Antes de qualquer exercício, é sempre recomendado alongar.

No Carnaval não é diferente. Se você quiser prevenir as dores musculares indesejáveis alongue bem.

5 – O descanso

E descanse. Não é bom ir para uma atividade de exercício já estando cansado demais. Então o descanso também é peça-chave na preparação. Durma bem. Relaxe.

Aproveita a semana, o dia anterior, e gaste com horas de sono. Recarregar a bateria para dar conta dos dias de folia é ótimo.