Curso online de marketing digital do Google - Como inscrever-se

O assunto do marketing digital está em alta, principalmente porque as pessoas já descobriram que é um mecanismo que funciona. O Google é uma das empresas mais importantes e mais reconhecidas do mundo quando o assunto é tecnologia. Agora, imagine juntar as duas coisas.

Sim, o Google oferece um curso online de marketing digital. O principal objetivo da plataforma é capacitar o maior número de pessoas para fazer com que seus negócios cresçam através da plataforma. Assim, ensina os alunos a utilizar estratégias que atraiam bons clientes ou consumidores de conteúdo. Continue lendo para saber mais.

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Fonte: reprodução/internet

Veja os principais temas que vai ler nesse conteúdo:

  • Quais são os assuntos abordados no curso do Google;
  • Como se inscrever;
  • Outros cursos de marketing digital online e de graça. 

Como funciona o curso do Google

O curso online do Google tem tudo que um curso de marketing digital poderia ter. Tem ensino voltado para crescimento dos negócios digitais, uma estrutura completa, especialistas renomados e até mesmo o certificado. Considere que o foco do curso online é ensinar habilidades suficientes para estar no meio digital.

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De uma forma mais específica, no primeiro dia do curso, os alunos aprendem técnicas de como preparar o empreendimento voltado para a internet. Nesse momento, os experts ensinam como aproveitar ao máximo os cursos online que são gratuitos. Na segunda etapa, os alunos entendem como se definirem dentro do mercado online.

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Ou seja, como ser presente no ambiente virtual e estabelecer a marca. No último dia, os especialistas ensinam como fazer a captação de clientes e aumentar as vendas, montando um portfólio de sucesso. O curso é composto por 26 módulos, criados por executivos do próprio Google e outros especialistas de fora.

Quem pode se inscrever?

Com esse conhecimento, os empreendedores conseguem aproveitar o que a tecnologia tem de melhor. Sobre quem pode se inscrever, todo mundo que tem o interesse em ganhar experiência no marketing digital e que quer aprender mais sobre o assunto pode se inscrever nesse curso do Google.

O ideal é que o interessado faça o curso se tiver interesse em melhorar as habilidades digitais ou para desenvolver a sua empresa ou ainda para aumentar a sua confiança com relação à área digital. Dessa forma, seja estudante, empresário ou até mesmo funcionário, é possível se inscrever no curso, lembrando que o seu objetivo é pessoal.

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Isso significa que independente disso, o profissional vai ter a sua experiência digital com o Google. Por que isso pode ser promissor? Todos os anos, plataformas como Linkedin, divulgam as profissões que estão em crescimento no mundo e os profissionais do marketing digital estão entre eles. Então, é um investimento de tempo que vale a pena. 

Como se inscrever

Por se tratar de um curso online de marketing digital e que é oferecido pelo Google fica óbvio que a inscrição também é feita online, isto é, pela internet. Então, é só acessar a página do Google chamada de Ateliê Digital e se inscrever. Na página também tem as perguntas frequentes, onde é possível tirar dúvidas em tempo real.

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Após abrir a página, basta se dirigir ao campo "Iniciar curso". Feito isso, o sistema vai pedir dados como e-mail e senha. Caso já tenha conta Google, poderá entrar com o mesmo acesso. Em seguida, informe nome e sobrenome e se deseja receber e-mail sobre conteúdos da empresa e eventuais cursos.

Em seguida, o usuário tem acesso ao plano de aprendizagem. No campo "O que gostaria de aprender?", é possível inserir o curso que deseja aprender. Agora é só clicar em "Princípios do marketing digital" e começar o curso. Inclusive, se quiser fazer outros cursos, no Ateliê Digital tem outras opções para quem quer obter sucesso online. 

Certificação do curso

A certificação do curso online do Google realmente existe. Ele é enviado por e-mail para todo aluno que conclui os estudos, no que é chamado de Biblioteca de Tópicos. É nesse lugar que dá para saber o seu indicador de progresso, isto é, onde você está, do início ao fim.

No painel de controle você sabe o que já fez e o que falta fazer para completar o seu objetivo. Porém, para receber o certificado do curso, é necessário responder 40 questões sobre o curso. Com o certificado, o profissional pode adicionar no currículo que tem domínio sobre os principais conceitos do marketing digital. 

Isso pode ser um up no currículo até mesmo na hora de anexá-lo em plataformas como o Linkedin. Sem contar que ter um certificado reconhecido pelo Google tem um significado e tanto no mercado de trabalho. Se não quiser ser empreendedor, pode ser um candidato atrativo para empresas desse ramo.

Cursos online e gratuitos para aprender marketing digital

Além do Google, existem outras plataformas que oferecem cursos online e gratuitos. Pode ser que os conteúdos que não encontra em uma opção, encontre em outra. Por isso, é válido saber sobre todas as alternativas. De um modo geral, a carga horária dos cursos podem variar e a concessão de certificado também pode ser diferente. 

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Alguns cursos não dão certificado, mas somente uma declaração de que o profissional participou do programa. A melhor forma é escolher o que oferece aquilo que cada indivíduo está buscando. Esses cursos ajudam o profissional a aumentar sua presença nas redes sociais e ampliar a captação de clientes. 

Então, separamos alguns exemplos de cursos que podem ajudar os empreendedores a tornarem seus produtos evidentes. De antemão, o Sebrae e a FGV disponibilizam cursos que ensinam o profissional a começar no marketing digital. Nos módulos, o aluno aprende sobre implementação, monitoramento, planejamento e estratégias.

Ganhe mercado com plano de marketing

Esse é o curso do Sebrae que citamos logo acima. O conteúdo envolve conhecimento sobre ferramentas para microempreendedores que querem entender seu público-alvo e que buscam estratégias sobre o segmento que desejam seguir. São 15 dias de curso, com três horas cada aula. No final da jornada, o aluno recebe certificado.

Ainda, os professores também ajudam o profissional a definir o perfil de fornecedores, concorrentes e, claro, consumidores. Dessa forma, se torna mais fácil ter planos assertivos para alcançar novos clientes. O curso tem 4 etapas que abrangem a elaboração do plano de marketing.

Além disso tem 5 módulos sobre o mercado e o marketing propriamente dito. Depois, o curso avança para a parte prática em que o aluno passa a ter ideia de atividades concretas de como implementar os conhecimentos obtidos. Ainda, aprende sobre avaliação, implementação e controle sobre tudo que foi planejado.

A internet e os negócios e marketing digital para empreendedor

A FGV conta com o curso "A internet e os negócios", projeto voltado para ensinar sobre negócios na internet. Essa opção é para estudantes do ensino médio ou superior, além de profissionais do ramo. O interessante é que o método abrange dados sobre tráfego, fluxo organizacional e estratégias de crescimento. 

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São 4 módulos com 5 horas de duração. As etapas abordam assuntos como linguagem de programação, algoritmo, lógica, convergência e interatividade. A última parte é sobre o desenvolvimento e surgimento da internet. Então, vai desde estratégias para venda como de fato funciona a logística virtual. 

Outra opção é o "Marketing digital para o empreendedor" do Sebrae. É destinado para profissionais que são aspirantes no mundo dos negócios e não têm muito conhecimento. Também é totalmente online, com conteúdo de 2 horas. A depender da disciplina do aluno, o curso pode ser concluído em até 15 dias. 

Mais detalhes sobre curso do Sebrae

Ao final do curso, é fornecido um diploma constando que todas as aulas foram assistidas. Diferente das opções citadas até o momento, esse curso do Sebrae tem uma programação totalmente voltada para o monitoramento das estratégias de marketing ensinadas nas videoaulas. 

A didática é mais dinâmica nos ensinos sobre métricas, dicas de vendas, entre outros assuntos. Assim, fica mais fácil para o iniciante entender como aplicar o conhecimento no seu negócio, atingindo um público específico e gastando menos recursos com campanhas. 

Introdução ao marketing para empreendedores

O curso "Introdução ao marketing para empreendedores", do Endeavor, tem o público-alvo de empreendedores. Ou seja, é voltado para quem já é uma pessoa de negócios ou que visa começar o seu empreendimento. O conteúdo é dividido em 5 etapas, no total de 4 horas e meia de aula. 

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Assim, fica mais didático ensinar pessoas que nunca tiveram contato com o marketing digital e não fazem ideia de como começar. Da mesma forma que outros cursos, esse projeto do Endeavor introduz temas como posicionamento da marca, quais são as ferramentas necessárias e as estratégias de marketing. 

Os últimos temas abordados são destinados para a produção do assuntos ensinados. Ou seja, os especialistas dão dicas dos primeiros passos para começar a divulgar a marca e ter cases de sucesso no marketing digital. 

Up Digital 

Por fim, tem o Up Digital Marketing, que é um curso que ensina as noções básicas para produtores rurais, para artesões, para gestores públicos, para pequenas empresas e para microempreendedores. Assim como os demais, o curso é totalmente online, sendo coordenado pelo Sebrae. 

Os conceitos ensinados abrangem persona, landing pages, vendas online, presença da marca no mercado virtual, entre outras coisas. O curso pode ser concluído em até 15 dias, com uma duração de 8 horas. 

Por que estudar marketing digital?

Mostramos diversas opções de cursos online e gratuitos para estudar marketing digital. Mas talvez você ainda esteja se perguntando o porquê é importante estudar sobre o assunto. Bom, se o desejo é inserir o negócio no mundo online, não tem como ser bem sucedido sem entender como tudo funciona. 

Dominar o marketing digital é válido para captar clientes, atingindo uma maior quantidade de pessoas. Sem contar que passa a ser possível mensurar os resultados das vendas e tornar a experiência do consumidor mais interessante.