Conheça algumas doenças que podem ser tratadas com acupuntura

Uma técnica que cresce muito em todo o mundo é a acupuntura, que pode ser usada na medicina, odontologia, psicologia, fisioterapia e até mesmo na terapia ocupacional.

Ganhando cada vez mais espaço aqui no Brasil, ela é utilizada até mesmo para tratamentos de doenças consideradas graves, o que pode surpreender muita gente. Conheça um pouco mais dessa técnica natural do oriente.

O que é a acupuntura?

Resumidamente, a acupuntura é uma técnica com inserção de agulhas sob a nossa pele.

A técnica requer prática, pois ela deve ser pinçada sob a pele levemente, sem machucar, em um ângulo que varia de acordo com cada região do corpo.

No Brasil, a acupuntura só deve ser exercida por profissionais da medicina, por exemplo.

Como surgiu a acupuntura?

A acupuntura teve os seus primórdios na pré-história chinesa e os seus primeiros exploradores foram Marco Polo, entre 1254 e 1324; Andreas Cleyer entre 1634 a 1698 e Willen Ten Rhijne entre 1647 a 1700.

No Brasil, ela chegou apenas em 1908, através dos imigrantes japoneses. Em 1985, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapias Ocupacionais deu o crédito devido a prática, que se tornou legível por aqui.

As doenças tratáveis com acupuntura

A acupuntura pode ajudar em doenças na região cervical, ombro e membros superiores; além da região lombar e quadril e dos membros inferiores. No geral, praticamente tudo é tratável com a acupuntura.

Isso porque os efeitos da acupuntura nessas regiões são de relaxamento muscular, analgésico e de anti-inflamatório, ajudando no tratamento de diversas doenças. Mas, sem o uso de remédios químicos.

A ideia é que se tenha efeitos muito parecidos com os remédios, mas que sejam feitos de forma natural, considerando as regiões e a energia do corpo. Cada ponto do corpo é indicado para um tipo de dor.

Assim, separamos algumas das dores e das doenças que podem ser tratadas com a acupuntura. Conheça.

Cervical, ombro e membros superiores

O tratamento vale para a dor muscular recorrente a algum trauma esportivo ou até mesmo pelo erro de postura; além das dores cervicais com causas variadas e as dores no ombro, como a perda da mobilidade.

Região lombar e quadril

Nessa região, as doenças tratáveis são: lombalgia, com dor em região lombar ocasionada pelo esforço ou movimentação inadequada; lombalgia crônica, que são na região lombar por causas complexas.

Além das dores ciática, no lombar, glúteo, coxa e perna; e a espondilose anquilosante, que ocorre na coluna vertebral e impossibilita alguns movimentos.

Membros inferiores

Nos membros inferiores, podemos falar das tendinites patelares, que são inflamações do tendão. A bursite patelar, que é uma inflamação na bolsa que envolve a patela; a osteoartrose de joelho.

E ainda tem outras doenças, como a distensão ou entorse do tornozelo, com lesões de grau leve ou sem envolver os ligamentos; tendinite no tornozelo; fascilíte plantar, que é uma inflamação na camada de cobertura na musculatura da planta do pé; dores no pé, etc.