Como Gastar Menos Nas Compras de Supermercado

compras

Foto: Reprodução

 

Aprender a lidar com a economia doméstica começa no supermercado, por isso, e sem precisar abrir mão do que gosta e dos ítens que para alguns posa parecer supérfluo, mesmo assim é possível reduzir os custos excessivos gastos com o supermercado. 

 

Motivos para você fazer uma lista 

compras2

Foto: Reprodução

 

Antes de sair de casa faça uma lista, pois comprar sem uma lista prévia pode acontecer duas coisas: a primeira é esquecer alguma coisa e, em geral é sempre o que mais precisa. Quem nunca pensou em fazer uma sobremesa e vê que se esqueceu de um dos ingredientes?

A segunda questão é acabar comprando o que não precisava ou então comprou com preço mais alto do que no mercadinho da esquina.

 

Vantagens e desvantagens das promoções

 

É comum o cliente se empolgar com as promoções anunciadas, principalmente as conhecidas como promoção relâmpago que são anunciadas dentro do estabelecimento. Só que aí pode estar uma pegadinha, por exemplo, não adianta comprar uma quantidade grande de iogurte ou queijo com a validade prestes a terminar, exceto se estiver certo de que irá consumir dentro do prazo. Caso contrário irá jogar dinheiro fora ou se arriscar com contaminação alimentar.

 

Tirando as crianças do carrinho

compras3

Foto: Reprodução

 

Nem sempre é possível ir ao supermercado sem levar as crianças, mas o ideal é quando possível deixá-las em casa. Se forem compras para o mês, as crianças ficam entediadas com o vai e vem pelos corredores, o que é muito natural. Além disso, como a criança não entende muito bem, dependendo da idade, as necessidades da casa nem as condições financeiras, começa a pegar guloseimas de todo o tipo e nesse caso o adulto pode acabar por perder a paciência e quando não, comprando itens dos quais não tinha intenção de comprar.

 

Gastando menos nas compras

compras4

Foto: Reprodução

 

Esse é o ponto principal da abordagem desse texto, para mostrar que com um pouco de jogo de cintura é possível gastar menos.

Comece assinalando as promoções dos alimentos não perecíveis como os cereais. Faça um levantamento da quantidade que costuma usar por mês, caso o preço esteja muito atraente compre para dois meses.

Saia do cartão do mercado. É isso mesmo! Quando você faz compras em espécie ou débito automático, não fica refém do mesmo estabelecimento e assim pode aproveitar promoções de outros supermercados.

 

Guarde o dinheiro para legumes e frutas. Para evitar perdas, compre no máximo duas vezes por mês.

Não é brincadeira, é sério.

Banana, manga e outras frutas, você pode escolher uma parte madura para consumir durante a semana e outra mais verde para que possa armazenar por mais tempo. Quanto aos legumes, basta comprar quando estiverem bem frescos e guardar em local bem ventilado e longe de umidade.

 

Compre legumes e frutas da época, elas sempre estão mais baratas. O mesmo procedimento serve para os legumes.

 

No caso das leguminosas, como por exemplo, o feijão, pode substituir por outro tipo do que o que costuma comprar.

 

O consumo de carne bovina também pode ser revisto quando tiver alta de preços. Não precisa parar de comer, mas pode reduzir e substituir com frango e peixe.

 

Mudando um pouco os hábitos, dá para comer bem.

 

Boas compras!


Colunista
Escritora, roteirista e redatora. Trabalhos publicados no Brasil e na Europa. Autora dos livros: A Verdade nos Uniu, Histórias Anônimas, Desejos Ocultos. Criação de três web novelas: - Por Trás das Lentes. - Sintomas do Amor. - Espelho dos Sonhos.
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine