Como Evitar Que o Orçamento Estoure Todo Mês

Publicidade
economia
Foto: Reprodução

 

Essa é uma questão que afeta muitas famílias em que os provedores são mensalistas, pois é mesmo coisa comum estourar o orçamento e, na falta de opção recorrer ao cartão de crédito ou ao cheque especial.

Publicidade

Nenhuma dessas alternativas é de fato solução para o problema, uma vez que no mês seguinte acontece tudo de novo.

 

O que fazer?

Essa sim é a pergunta certa, mas antes de tudo, a primeira providência é encarar essa mudança como um novo desafio e evitar, ou melhor, lutar ao máximo para não ficar reclamando, principalmente nos primeiros 3 meses, entendendo de maneira consciente que a mudança é para melhor.

 

Planejamento

 

Essa é a palavra chave tanto nos os negócios como na economia familiar. Sem planejamento tudo fica mais difícil, por isso é tema em todos os tipos e modelos de treinamento profissional e empreendedorismo.

 

Envolvendo a família

economia2
Foto: Reprodução

 

Esse primeiro passo é muito importante para que tudo dê certo, pois envolve todos os moradores da casa.

Peça a todos, incluindo você caro leitor, que façam uma lista citando tudo o que não podem ficar sem durante o mês e quais os motivos.

Esclareça sua real situação financeira e peça a colaboração de todos que, certamente com boa vontade poderão fazer pequenas renúncias temporárias. Por exemplo, a cada mês, um tem as suas necessidades atendidas e assim por diante.

 

Outra ação que também dá certo é mudar os atuais planos de telefonia e internet, caso tenha, fazendo cotação de mercado para um serviço com menor tarifa assim como TV por assinatura que pode reduzir o valor do pacote. Atualmente as operadoras oferecem plano básico de boa qualidade, mas se a coisa anda preta, então cancele. Já observou que na maioria das vezes não assiste nem a metade dos canais?

 

Economia doméstica

economia 3
Imagem: Reprodução

 

Esse é um ponto central que com certeza fará muita economia no fim do mês.

Troque todas as lâmpadas comuns para as econômicas, coloque a chave do chuveiro na posição morno, exceto nos dias muito frio.

À noite, ligue o ar condicionado o mais tarde que puder se for ventilador quando sair do ambiente desligue.

 

Reduza as despesas com restaurante por um tempo, até que as coisas melhorem, compre pizza no supermercado e asse em casa. Isso vale para o hambúrguer, o hot dog, etc… Não precisa abrir mão do que gosta, apenas irá acomodar novos hábitos para economizar.

Publicidade

 

Compras de supermercado

economia4
Foto: Reprodução

 

As compras alimentícias mordem bastante o orçamento, mas não tem outro jeito. Comer bem é necessário e vital para a saúde, além de ser uma delícia. Por isso é importante comprar alimentos com qualidade, mas se possível, fazer um ajuste verificando o que realmente precisa levando em conta o que já tem em casa.

Reveja sua lista mensal, para sair o mais rápido possível das compras com o cartão de crédito para essa finalidade.

 

Analise o seguinte: todos os dias nos alimentamos, de modo que ao fazer compras com o cartão ou cheque especial, levamos para casa a mercadoria e o pagamento da conta fica para o mês seguinte. Sendo que no mês seguinte, sem falar nas idas ao mercado no de correr desse período. Quando chega o momento de voltar às compras do mês, tem que pagar a conta do que consumiu e comprar outra vez no cartão.

 

Trocando em miúdos; você fica refém do cartão de crédito para algo que precisa comprar sempre. O ideal é comprar a vista, mas para quem já está nesse circulo para sair precisa ser aos poucos para não se comprometer adquirindo dívidas (deixar de pagar).

 

Sim, mas qual a diferença de pagar agora ou depois?

 

A diferença é que além das taxas administrativas e os juros com o cartão ou cheque especial que tornam as compras mais caras, sem contar as demais despesas com alimentos durante o mês que com o cartão já estourado, precisará ter dinheiro em espécie para suprir até o próximo pagamento.

 

Dica: Pequenas mudanças podem melhorar seu orçamento mensal.

 

Boa sorte!

 

 

 

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here