Como criar um Roteiro Publicitário

Publicidade

roteiro publicitário

Como criar um bom roteiro publicitário? Essa é uma questão que de tão simples torna-se difícil responder. Mas, tentarei colocar alguns pontos importantes e simplificados para um bom roteiro publicitário.

Publicidade

 

Ótimos roteiristas já disseram uma grande verdade: não existe uma forma rígida e infalível para se escrever um Roteiro. Porém, há elementos em comum que tornam alguns roteiros  mais compreensíveis que outros. Boas ideias, formatação adequada, descrição clara e objetiva são alguns desses aspectos.

 

 

Um bom argumento é o essencial. Sem uma boa ideia não há um bom roteiro, mesmo que bem formatado – posto que um roteiro não é feito somente de boa formatação mas, principalmente, de uma boa ideia formatada de maneira correta.

 

Tendo como ponto de partida a sua boa ideia (e tem de ser uma ideia vendável. Afinal, é um roteiro publicitário…), vamos a formatação. Freqüentemente, para formato publicitário, usa-se o padrão de duas colunas. No Celtx – software para roteiros que já indiquei aqui no Blog  – há uma formatação  que mais se aproxima deste padrão:  Roteiro de TV.

 

Publicidade

Não se esqueça que escrever um roteiro não é escrever literatura. Então, jamais seja literário. Tente o máximo possível ser descritivo. Descreva como sua boa ideia se estabelece e se desenvolve através das imagens. Se pensar num sentimento, descreva uma ideia que demonstre esse sentimento. Escrever que o personagem está “feliz da vida” não significa nada em questão de roteiro; tente descrever uma imagem que retrate o estado “feliz” do seu personagem.

 

Quanto mais simples e objetivo mais fácil será para alguém compreender seu argumento. Então, não escreva aquilo que não diz respeito ao desenvolvimento da sua ideia. Conte sua estória usando somente o que é importante para descreve-la.

 

É bem provável que sua “grande ideia” não alcance o seu melhor no primeiro tratamento. Refaça seu texto quantas vezes for preciso e leia-o criticamente, questione se de fato é uma “grande ideia”. Distancie-se do roteiro o máximo que puder, corrija e melhore os pontos imprecisos.

 

Por fim, nada melhor que se valer da leitura de bons roteiros. Pesquisar e analisar exemplos é uma ótima ferramenta para o aprimoramento do seu trabalho. AQUI é possível baixar um roteiro publicitário, em PDF, criado por Cazé Neto e (quem sabe???) colocar em prática alguns pontos levantados nesse post. Faça o Downloade bons estudos!

 

TWITTER: @susanahmartins

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here