Como comprar passagens aéreas baratas quando não tem promoção

A maior parte das pessoas que compram passagens áreas em promoção, são pessoas que acompanham constantemente os anúncios das companhias áreas ou os sites especializados – mas aqui vamos ensinar hoje como comprar passagens em promoção sem tanto esforço.

Para começar, o que são promoções de passagens áreas?

Promoções de passagens aéreas são taxas e tarifas reduzidas para determinados trechos – e estes, ficam disponíveis por pouquíssimo tempo. Estas promoções ocorrem por vários motivos, uma lista sobre o por que ocorrem estes super saldões de passagens:

  • A companhia área não lotou o seu voo como queria;
  • A companhia área está notando uma descida das vendas de passagens – logo, é melhor vender mais barato do que vender menos – ganham em quantidade para este caso;
  • Tarifas governamentais – Algumas vezes, trechos ficam em promoção pelo simples fato de um apoio do governo ou das entidades locais (e isso ocorre no mundo todo);
  • A competição comercial está muito acirrada, assim, baixar o preço das passagens garante lotação e fluxo continuo;
  • Estratégia comercial agressiva – promoções de passagens aéreas que ocorrem nestes períodos mais ‘marketeiros’ normalmente não dão lucro a companhia, mas fazem elas ficarem conhecidas. Veja casos de companhias emergentes como a Gol (05 anos até o presente), Azul (02 anos até o presente – inclusive, a Azul acabou de se fundir com a TRIP e agora controlam 15% do mercado de viagens aéreas no Brasil).

Mas e agora – onde eu encontro promoções de passagens aéreas?

Calma. O segredo não está em sair procurando feito louco – mas se você não tem paciência de ficar de olho no twitter das companhias aéreas ou ficar visitando sites especializados torcendo para encontrar um trecho que você quer ir quando quer ir, existe um checklist básico a se fazer para conseguir os melhores preços de passagens aéreas. Vamos a listinha:

  • a) Antes de mais nada, um fator que pouca gente utiliza são às empresas de turismo no Brasil. Eu mesmo faço contato nas principais empresas de turismo de Curitiba e região quando quero viajar – às vezes, elas conseguem preços muito melhores do que às próprias companhias podem oferecer por seus guichês de vendas de passagens ou as vendas de passagens on-line. No ano passado minha passagem para Miami (sem qualquer promoção vigente) – saiu por R$ 1500,00 (um mil e quinhetos reais) isso incluindo todas as taxas aeroportuárias e seguro de viagem.
  • b) Vasculhe os sites das companhias aéreas um a um. Ok! É um trabalho mais danoso a quem tem pressa – mas é o preço a se pagar quando você quer economizar. Lembrando que sites comparadores de preços de passagens NÃO SÃO RUINS, mas eu prefiro não utilizar por vários motivos – para quem busca passagens constantemente como eu – sabe que com o tempo você se acostuma e se torna tudo mais fácil.
  • c) Fique de olho no seu destino. Muitas vezes você pode comprar uma passagem para um destino muito próximo ao seu (Por exemplo: Viajar de Azul até Campinas é MUITO mais barato que viajar de Azul até Guarulhos – e a Azul, inclusive, oferece um ônibus de translado gratuito passando pelo terminal do Tiete, Congonhas, Guarulhos e uma série de outros pontos – a economia para este caso pode passar os 50%);
  • d) Você pode ir em horários alternativos? Se você pode ir procure os voos mais próximos do meio dia – são muito mais baratos;
  • e) Seu destino é internacional? Se for e você quiser mesmo economizar (e olha que aqui, qualquer economia é de U$ 400,00 ou U$ 500,00 – procure voos com escala – empresas sul-americanas como a colombiana ‘Avianca’, costumam fazer voos longos, mas com escalas – você espera por duas ou três horas e economiza um monte);
  • f) Programe o destino mais não a data! Uma viagem pode ser programada, e se você puder não marcar exatamente a data ótimo – você programa a data a partir da compra das passagens. Eu conheci Machu Pichu no Peru por U$ 140,00 (dólares) ida e volta, com as taxas inclusas. Em reais – TODO o meu gasto não passou de R$ 270,00. (Claro que meu acesso ao aeroporto é fácil e não gasto com isso).
  • g) Lembre-se: As companhias aéreas são suas “amigas” e como toda boa “amiga” – hora ou outra ela vai querer um pouco do que você tem – assim – pense igual. Utilize seus planos de fidelidade, faça check-in on-line, acumule pontos! Utilizando pontos economizados apenas com check-in em guichês e on-line eu conheci Salvador e Fortaleza – sem gastar um centavo de passagem aéreas. Ou seja – PASSAGEM AÉREA GRÁTIS!
  • h) Se você quer economizar com transporte de bagagem é uma regrinha simples: No Brasil você pode despachar uma mala de 23kg e levar outra de mão de até 10kg. Até aqui sem gasto adicional e nem tem como economizar por não levar a mala despachada – porém, se você estiver viajando, as populares LowCost americanas e europeias valorizam muito quem faz uma viagem rápida e com pouca bagagem, assim trabalham a rotatividade e a pontualidade dos voos (que são bem apertados entre um e outro) – dessa forma, você economiza – por que lá nas LowCosts todas as bagens despachadas são cobradas – e existem companhias que além de cobrar taxa de bagagem despachada, ainda aumentam um pouquinho o preço da passagem para estes casos. Assim, viaje com pouco e economize muito para estes casos.
  • i) A última mas não menos importante dica é tenha um pouco de humildade. Não deixe de voar pela Gol por que a passagem aérea é barata mas o lanche é horrível – conheço muita gente que só faz internacional para Ásia por exemplo, com Emirates – por que o lanche é melhor – e é óbvio – que a preocupação deles não é economizar.

Viajar de avião tem se tornado cada vez mais barato. Com toda a evolução que o mercado aéreo mundial tem mostrado – você viaja cada dia mais com menos – tem maior quantidade de pontos de partidas e destinos – muitas vezes você não tem tanto conforto, mas sua economia pode te proporcionar uma balada fantástica em seu destino em que você pode gastar o que economizou com a passagem – eu mesmo prefiro gastar o dinheiro economizado em uma passagem para comprar outra.
Viajar nunca é o bastante bastante! Cada dia surgem mais e mais promoções de passagens aéreasmuitos saldões de passagens de avião são feitos tão rápido que mal conseguimos ver seus rastros – mas não fique triste – com essa série de dicas com certeza você vai conseguir economizar muito na sua próxima compra de passagem de avião.

Para auxílio dos navegantes do DicaZine – segue a lista de todos os principais aeroportos do Brasil – encontre seu destino, veja que destinos existem nas proximidades, procure por translado e se mesmo assim não encontrar a melhor solução – aguarde um pouco – a sua próxima compra está na próxima promoção de passagens!

Principais aeroportos brasileiros, suas siglas e suas cidades


Colunista
Empreendedor nas horas vagas, gerenciamento de projetos e consultor de negócios em tempo integral. Habilitado em engenharia de software, pós graduado em tecnologia java, mba em gestão de ti, certificado em nerdstuffs. Addicted da trajetória de Steve Jobs. Tem um PS3 e nunca joga.
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine