Colesterol: Dicas para reduzir

Colesterol

Quando abordamos o tema sobre como reduzir o colesterol, por experiência própria, vi muitos amigos torcerem o nariz. Muita gente pensa que se dedicar a redução do colesterol, significa passar fome, deixar de comer ou então só comer alimentos sem sabor. Não se precisa ser tão radical assim, desse jeito, seria um martírio e não uma boa ação.

Boa ação essa que beneficia o corpo como um todo, diminui os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e ainda ajudam a reduzir o peso.

Ao falarmos em reduzir o colesterol, estamos nos referindo aquele que conhecemos como ruim, que é o LDL. Ele entope as artérias formando placas de gordura, ocasionado obstrução nos vasos.

Existe um mito de que só os gordinhos tem taxa de colesterol alta, que nada, claro que não é mito que a obsidade é um indicativo de alerta, mas saiba que não é apenas pelo peso corporal, é principalmente pelo que se come aliado ao estresse.

Reduza seu colesterol

Uma dieta rica em gordura animal, muitos embutidos, fritura e bebidas alcóolicas aumentam e muito os níveis de colesterol no sangue, por tanto, uma pessoa considerada magra, também pode estar com o colesterol alto. Daí a importância de procurar um médico para realizar os exames de rotina, ao menos uma vez por ano.

Essas dicas são não só para quem já constatou que está com o colesterou alto, como para previnir.

O mais importante é se concientizar que precisa rever os hábitos alimentares e dar início a uma atividade física.

Fazer caminhadas é um tipo de exercício que tem nehum custo, não dá para usar a desculpa que o dinheiro está curto, depende apenas de boa vontade. O ideal é procurara caminhar todos os dias no mesmo horário para que se habitue.

Alimentos para baixar o colesterol

Na alimentação, vamos começar pela primeira refeição, o café da manhã.

Consuma queijo branco e magro, ligth ou ricota. Dê preferência por pão integral e leite desnatado, afaste a manteiga. No mercado de todo o país, é fácil encontrar margarinas com menor teor de gordura, inclusive tem uma marca que é especializada nisso, para o bem do coração.

Procure não deixar o estômago muito tempo vazio, coma pelo menos de três em três horas, pode ser frutas,gelatina, iogurte natural com frutas, sucos e refrescos.

Evite molhos pronto, maionese, bebidas alcólicas, doces, excesso de sal, embutidos, etc…

Para as principais refeições, acredite que tem que comer comida com gosto de isopor, nem pensar, comer é um prazer, então mãos à obra e solte suas imaginação. Coma mais peixe durante a semana, pelo menos 3 vezes. Carnes e frango, só se for grelhado, legumes cozidos ou no forno, abuse das verduras e frutas.

Na internet, é possível encontrar muitas receitas práticas, gostosas e bem rápidas de fazer. Lembre-se: Viver com saúde é essencial.

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