Chuva no Rio de Janeiro

Chuva no Rio de Janeiro

A chuva no Rio de janeiro não deu trégua ainda. Já chove há 15 horas e não há previsão de parar. Chove forte em Angra dos Reis, desde a tarde de segunda-feira (5).  A chuva provocou alagamentos nos bairros Cantagalo, Garatucaia, Ariró e Japuíba, onde a água invadiu pelo menos 30 casas. A Defesa Civil registrou queda de árvores em quatro bairros.  Na Ilha grande, uma cachoeira transbordou, mas não provocou danos. Um deslizamento de terra atingiu uma casa no bairro Monsuaba.

Situação dos aeroportos

No Rio de Janeiro, fortes chuvas provocaram uma manhã de terça caótica. O Aeroporto Santos Dumont foi fechado, atrapalhando outros aeroportos do Brasil. Nele, mais de 50% dos voos – 27 – foram cancelados nesta manhã. O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antônio Carlos Jobim está aberto para pousos e decolagens. No fim da manhã, os atrasos eram de uma hora. Mais de 40% das partidas sofreram atrasos nesta manhã. No aeroporto de Congonhas, em  São Paulo, os pousos e decolagens são feitos com auxílio de instrumentos desde a abertura.

Segundo a Infraero, Congonhas teve três interrupções no funcionamento, procedimento considerado normal em dias de chuva. No aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, a situação é um pouco melhor.

Recomendações

A chuva causa transtornos nesta terça-feira (6), no Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes pede para a população evitar deslocamentos pela cidade, principalmente no Centro.

Trânsito

pontos de alagamentos em várias regiões do Rio de Janeiro. Motoristas abandonaram os carros pela cidade. Os trechos mais afetados, estão na Zona Norte e a Zona Sul.

A Praça da Bandeira continua alagada, e as ruas Barão de Itapagipe e a Paulo de Frontin, estão com o tráfego parado. Há bolsões de água no Aterro do Flamengo, no Jardim Botânico, em Botafogo e em Copacabana.

As ruas das Laranjeiras, Soares Cabral, Farani e Voluntários da Pátria, em Botafogo, Pacheco Leão, no Jardim Botânico, Mário Ribeiro, Raul Machado, Epitácio Pessoa, na Lagoa, Nossa Senhora de Copacabana, Santa Clara, Barata Ribeiro e Siqueira Campos, em Copacabana, também ficaram alagadas.

Trens e metrôs

As estações Central do Brasil, Praça da Bandeira, São Cristóvão, Triagem e Jacarezinho estão fechadas temporariamente.

Acompanhe a circulação:

Ramal Deodoro: circulação entre as estações Deodoro e Maracanã;
Linhas Bangu e Campo Grande: circulação entre as estações Deodoro e Maracanã;
Ramal Santa Cruz: circulação entre as estações Santa Cruz e Engenho de Dentro;
Ramal Japeri: circulação entre as estações Japeri e Engenho de Dentro;
Ramal Belford Roxo: circulação entre as estações Belford Roxo e Del Castilho;
Ramal Saracuruna: circulação suspensa.

Aulas

As aulas foram suspensas na rede municipal. O prefeito Eduardo Paes pede que as escolas particulares tomem a mesma providência. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, as aulas também foram suspensas.