Cartão Cidadão – Saiba como solicitar o seu

Conhecido por ser o cartão do trabalhador brasileiro e pela sua praticidade. O Cartão Cidadão facilita o saque de benefícios sociais e trabalhistas tendo com que o trabalhador escape de filas nas agências bancarias para garantir seus direitos.

Trata-se de um cartão tarjado e magnético portanto de uso pessoal e intransferível, semelhante aos cartões de crédito e débito convencionado. Mas, uma dúvida comum na vida de muita gente é sobre como solicitar o cartão de forma segura e confiável.

Se essa também é a sua dúvida portanto saiba que isso é mais simples do que a gente pode imaginar.

O uso do Cartão Cidadão

Ele podendo ser usado em canais de pagamentos, assim, o Cartão do Cidadão deve ser solicitado ao trabalhador que tenha algum benefício a ser pago como:  FGTS provisionado, rendimentos do PIS, Abono Salarial ou até mesmo quem está recebendo parcelas do Seguro-Desemprego. 

Com ele, é possível consultar seu saldo, extrato, rendimentos e realizar o saque dos benefícios. 

É por meio deste cartão que todos os benefícios pagos pelo Governo Federal através da Caixa Econômica Federal chegam ao trabalhador portanto permitindo que o trabalhador faça o recebimento de maneira simples de todos os seus benefícios pagos pelo governo.

Isso garante mais segurança no processo de pagamento do benefício social também.

Para quem não tem conta na Caixa…

Se o trabalhador possuí conta individual na Caixa tem o benefício depositado diretamente na conta portanto não sendo necessária a emissão do Cartão Cidadão.

Só que caso não tenha essa conta, o trabalhador deverá estar com seus dados cadastrais junto à Caixa e para isso será necessário que leve um comprovante de endereço recente, (caso não possua estes comprovantes, será necessário apresentar uma declaração reconhecida em cartório).

Por isso mesmo, o Cartão Cidadão é uma forma inteligente de receber benefícios sem complicação.

Como solicitar o cartão cidadão?

Para efetuação do cartão o trabalhador que deseja tê-lo deverá seguir alguns procedimentos para sua solicitação, já que o processo para saber como fazer o Cartão Cidadão é bem particular e segue alguns preceitos que devem ser respeitados.

O ideal é ir até uma agência bancária.

Mas, considere que também é possível solicitar o seu cartão cidadão por meio do telefone (0800-726-007), em todo o caso é fundamental que o trabalhador tenha em mãos o número de inscrição no Programa de Integração Social, o PIS, em caso contrário não conseguirá a sua solicitação.

Para os clientes que não possuam benefícios a receber, pagos peça rede de atendimento da Caixa, não será possível solicitar o Cartão do Cidadão.

Após receber o cartão…

Após o recebimento do Cartão Cidadão da Caixa, o trabalhador deverá cadastrar uma senha de acesso, que deverá ser pessoal e intransferível, que será utilizada em praticamente todas as movimentações e consultas feitas através dele.

 A senha do Cartão Cidadão poderá ser cadastrada pelo trabalhador diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal, diretamente nos caixas, ou então, podendo ser cadastrada em uma Casa Lotérica.

Há também a opção de realizar o cadastro de senha Cartão Cidadão pelo telefone portanto fazendo apenas que o trabalhador siga as instruções que serão passadas na ligação.

Add Comment