Aprenda em 3 ações a cortar despesas pessoais

Publicidade

[wide]

3 dicas para economizar dinheiro cortando despesas (Foto: Divulgação)
[/wide]
Uma das coisas mais difíceis para qualquer pessoa é se policiar no sentido de aprender a economizar dinheiro de forma coordenada. Torna-se uma tarefa, para certas pessoas, árdua e complicada. Porém, aprenda em 03 ações a cortar despesas pessoais em sua rotina mensal e alivie suas contas.

Publicidade

Antes de qualquer ação de sua parte, você precisa se conscientizar de duas coisas:

Primeira: Você precisa economizar!

Segunda: Você precisa economizar!

Sim é isso mesmo, várias são as pessoas que precisam cortar despesas pessoais, mas não querem entender, (ou se fazem de desentendidas), que para isso é necessário economizar.

De uma forma prática existem duas maneiras básicas de equacionar suas contas no mês, a primeira é aumentar seus rendimentos. Nesse sentido se você tem um salário de, por exemplo, R$ 2.000,00 e seus gastos estão em R$ 2.500,00 você precisa ou encontrar outro emprego com salário maior ou fazer alguma atividade extra que gere uma renda adicional no final do mês.

Publicidade

A outra maneira de equilibrar suas contas é organizar as mesmas de forma que você tenha uma visão geral de seus gastos e a partir daí, começar a cortar os gastos que possivelmente estão sendo feitos desnecessariamente. Pensando nisso, aprenda em 03 ações a cortar despesas pessoais e equilibre sua vida financeira. Vamos lá:

Dica 1 – Organize todas as suas despesas pessoais

Faça uma análise item a item, para saber o que pode ser cortado no orçamento pessoal. Aquela pizza todo fim de semana, ou, aquela saída para um bar no meio de semana, são fortes candidatos a serem excluídos dos seus gastos mensais.

Dica 2 – Separe as despesas em grupos

De posse de sua listagem com todas as despesas mensais, agora é hora de classificar as mesmas. Crie dois grandes grupos: as chamadas despesas fixas e essenciais, exemplo: Conta de luz, água, telefone, aluguel/prestação da casa, compras para casa e despesas dessa natureza. No outro grande grupo, chame-o de despesas variáveis não essenciais, exemplo: Conta de TV por assinatura, gastos com restaurante nos fins de semana, saídas extras na semana, e despesas do tipo.

Dica 3 – Tome atitudes drásticas

Com todas as contas catalogadas e separadas por grandes grupos agora é momento de agir. As contas fixas que podem ser reduzidas ou trocadas por planos mais acessíveis como contas de telefone, podem se tornar as primeiras a serem tratadas. Depois verifique os gastos com energia elétrica, veja se sua casa não está deixando aparelhos eletrônicos ligados sem necessidade, e etc. Em seguida vem o corte nas despesas variáveis não essenciais.

Lembre-se: O item 3 – é extremamente relevante, dentro dessa tática de aprenda em 3 ações a cortar despesas pessoais. Sem ele os outros itens ficam somente na parte teórica, e você não terá os resultados esperados. Agora, se você seguir as dicas aqui apresentadas, verá a tranqüilidade financeira estar mais próximo de sua realidade

Jorge Alberto

Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Brasília. Pós-Graduado em Governança de Tecnologia da Informação pelo UniEURO. Atualmente é consultor em Governança de TI. Experiência na área de Administração, Gestão de Processos de Negócios, Planejamento Estratégico e Mapeamento de Processos, além de possuir vasta experiência na área de tecnologia da informação, atuando em várias organizações do mercado brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *