Aplicativo inteligente ajuda a transformar sonhos em realidade

A gente já está em março, mas muitas pessoas (quase que a totalidade) escrevem metas de Ano Novo antes da virada, não é mesmo? Nem sempre esses objetivos são alcançados, seja por falta de tempo, de organização, de mudança em cronograma de vida…

Agora, já pensou se tivesse um aplicativo que ajudasse os brasileiros a cumprir as tais “promessas”? É o que a startup 7waves, sediada em Sorocaba, quer fazer. A empresa desenvolveu uma tecnologia que garante mudar essa história toda.

O desenvolvimento do projeto foi feito com apoio do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da Fapesp. O pesquisador responsável é Rodolfo Ribeiro da Silva, graduado em Gestão Empresarial e também mestre em Administração.

A ideia!

Ele mesmo tinha o costume de programar algumas metas com antecedência, anotava essas metas no papel, mas acabava sem quase que sem sucesso na concretização de todos.

“Em 2017, percebi que, dos 23 objetivos que havia planejado ao longo dos 3 anos anteriores, só havia cumprido 3 ou 4. Foi aí que tive a ideia de usar meus conhecimentos em gestão e tecnologia para desenvolver um aplicativo de planejamento de metas pessoais”, ele conta.

Foi daí que veio a ideia de criar a própria empresa, juntamente com dois outros sócios.

Ribeiro trabalhava como executivo de inovação de uma operadora de telecomunicações e pediu demissão para ficar ao lado dos parceiros Bruno Oliveira (cientista da computação) e Danilo Pereira (administrador).

O nome da criação deles, 7waves, foi inspirado na tradição de pular as sete ondinhas no Réveillon. Esse hábito – reza a lenda – atrai sorte aos projetos e, ele mesmo seguia nas praias de Santos.

O aplicativo!

A tecnologia funciona como um coach virtual. Ela pode ser usada para realmente estabelecer as metas, que devem ser mais fáceis de serem cumpridas com a sua ajuda.

Usando inteligência artificial, essa ferramenta encontra objetivos de usuários que tenham perfis parecidos para fazer sugestões personalizadas.

Hoje já são 90 mil usuários ativos e já foram cadastradas mais de 150 mil metas.

As mais comuns são: guardar dinheiro, aprender algo novo, praticar esportes e quitar dívidas. Foram 21,5% das respostas dos usuários, 16,2%, 15,8% e 10,5%, respectivamente.

Como funciona

Funciona assim: depois que o objetivo é postado pelo próprio usuário, começa o planejamento das metas e os prazos a serem seguidos.

Conforme vai passando o tempo, o aplicativo envia notificações e conteúdo que são pegos da internet e validados por especialistas, com os quais a empresa estabelece algumas parcerias.

“Para ajudar o usuário a quitar dívidas, por exemplo, pesquisamos recomendações em fontes confiáveis de educação financeira, que são depois avaliadas por profissionais da área, e enviamos o link do site pesquisado para o usuário”, diz Ribeiro.

O empreendedor informa que a 7waves conta com mais de 300 fontes cadastradas e 5.500 conteúdos validados.

Nova versão

Desde dezembro de 2017 o aplicativo está disponível de graça aos usuários, sem anúncios de publicidade.

Antes disso, de começar a receber os recursos do PIPE, em fevereiro de 2018, a 7waves tinha um protótipo de app que era oferecido para teste a profissionais de psicologia, marketing e gestão.

Depois que veio o apoio do PIPE, a tecnologia foi aprimorada e conseguiu garantir a autonomia financeira.

“Estamos na versão 1.37 do aplicativo, isto é, fizemos 37 atualizações desde o lançamento”, conta o empresário.

Um ano depois, em dezembro de 2018, acabou a primeira fase do projeto.

“Estamos fazendo a versão 2.0 do aplicativo, que será direcionada à área de Recursos Humanos de empresas, agregando tecnologia de gestão de objetivos corporativos. A ideia é vender o aplicativo como um serviço, cobrando mensalidade”, conta Ribeiro.

Às pessoas físicas o aplicativo continuará a ser oferecido gratuitamente.