Antivírus: Conheça as Formas e Dicas para Proteger seu Computador

Algumas pessoas utilizam seus computadores para acessar a internet, abrir arquivos, assistir filmes, enfim, para executar uma infinidade de atividades, porém muitos usuários se esquecem de se proteger das pragas virtuais.

malware-virus-spyware

Conheça as Formas e Dicas para Proteger seu Computador

Existem atualmente muitos antivírus no mercado, mas quem não quer desembolsar dinheiro algum, tem as opções gratuitas que podem ser baixadas na internet, pois o que não pode é ficar sem proteção. Tem aquelas pessoas que não recorrem aos antivírus porque acham que não precisam deles, será este um pensamento correto?

Como funcionam os antivírus

Um antivírus é um programa de computador capaz de detectar e eliminar uma praga virtual que infetou a máquina do usuário.

Os antivírus detectam vírus no computador através do rastreamento de arquivos. Para saber se um arquivo está infectado por algum vírus, é feita uma comparação entre os códigos de programação dos arquivos com o conjunto de “vacinas”, que é uma coleção com partes do código dos vírus. Caso o arquivo rastreado tenha trecho de código parecido com o do vírus, o arquivo encontra-se infectado.

Hoje as empresas desenvolvedoras de antivírus possuem vacinas contra milhares de pragas, evitando que o computador seja invadido e os arquivos do usuário contaminados.

Atualização do antivírus

É importante manter o antivírus atualizado, pois assim o software vai poder reconhecer quando novas pragas infectarem o computador.

Para atualizar é simples, basta estar conectado à internet e efetuar a atualização. A maioria dos antivírus tem a opção de atualização automática, e sempre que a empresa o desenvolveu disponibilizar uma nova vacina, esta é instalada de imediato.

Cuidado com as armadilhas

É necessário muito cuidado ao navegar na internet, pois muitas pessoas mal intencionadas costumam utilizar a rede para invadir máquinas de usuários desavisados e descuidados e capturar dados importantes, como senhas bancárias.

Há muitas formas de enganar as pessoas na internet com promessas irreais. Uma delas são as propagandas que garantem prêmios falsamente, e quando o usuário curioso clica na banner, trata-se de algum tipo de vírus malicioso, cavalo de tróia ou alguma outra praga virtual. Por isso, é preciso muito cuidado ao abrir e-mails contendo anexos ou links, mesmo quando o remetente é alguém conhecido é bom checar, caso a mensagem seja suspeita.

A adoção dessas medidas impede que o seu computador seja invadido por algum vírus e que surjam contratempos que poderiam ser evitados com simples precauções.

Como escolher um bom antivírus

Muitas pessoas ignoram o uso do antivírus em seu computador por pensar que eles deixam a máquina lenta. Mas isso só vai causar mais transtornos, pois se um vírus infectar o computador, pode ser preciso formatá-lo, perdendo todos os dados e configurações.

Algumas dicas ajudam na escolha de um antivírus, como, por exemplo:

1. Verificar se computador suporta o antivírus sem prejudicar demasiadamente o seu desempenho, deixando-o lento.
2. Checar informações na internet e no site da fabricante para saber se o antivírus consegue detectar as pragas virtuais
mais comuns.
3. Observar se a fabricante mantém atualizações para novos vírus.
4. Constatar se o antivírus não detecta arquivos não infectados como infectados.
5. Atentar se o programa de antivírus é fácil de utilizar.
6. Balancear custo-benefício, ou seja, se o preço pago compensa o nível de proteção oferecido.

Portanto, quem costuma acessar a internet não está livre de ter seu computador infectado por uma praga virtual, então, o mais sensato a fazer é manter um software de antivírus atualizado para evitar transtornos.