Celular Android Lento? Veja porque isso acontece

Umas das maiores dúvidas de usuários Android é: Porque meu celular vai perdendo desempenho com o passar do tempo? Umas das principais razões para seu Android lento, e essa perda de desempenho, são as atualizações e aplicativos instalados. Por outro lado, esse aumento de demanda de memória e processamento termina por prejudicar a fluidez do aparelho até mesmo em tarefas simples.

Outro motivo para a lentidão é a falta de espaço para armazenamento. O processador precisa de espaço no disco rígido para poder executar suas funções. Quando o celular está com esse espaço comprometido, o processador leva mais tempo para realizar ações aparentemente fáceis. Então o ideal é sempre limpar seu celular e se livrar de arquivos desnecessários ou sem utilidade. Mas então, o que fazer nesse caso?

Celular Android Lento Veja porque isso acontece
Celular Android Lento Veja porque isso acontece

Armazenamento na nuvem pode ser a solução para Android Lento

Umas das maiores inovações recentes é o armazenamento na nuvem. Essa tecnologia permite ao usuário armazenar arquivos na internet dentro de um servidor online que fica 24h por dia disponível. Nessa “nuvem” arquivos, dados e documentos podem ser guardados sem dispor de um espaço físico em seu próprio HD (hard disk).

Para poder acessar seus arquivos na nuvem basta possuir uma conexão estável. Toda manipulação ou edição desses arquivos acontece dentro de um servidor privado aliviando assim seu processador. Desse modo, seus arquivos estarão acessíveis de qualquer lugar a qualquer distância sempre que você precisar.

Entre as principais vantagens do armazenamento em nuvem para seu celular estão:

  • Redução dos custos e menos dispositivos instalados
  • Maior dinamismo e mobilidade
  • Segurança de terceiros para seus arquivos
  • Projetos colaborativos online
  • Não precisa de nenhuma instalação
  • Economia no espaço de armazenamento de seu celular
  • Acessibilidade remota a qualquer momento

Android lento e aplicativos em segundo plano

Em primeiro lugar, existe um detalhe que muitos desconhecem. Os aplicativos rodando em segundo plano são a maior causa de lentidão em seu Android. Então, verifique constantemente quais aplicativos estão consumindo sua memória sem estarem necessariamente abertos na tela.

Em segundo lugar, na maioria das vezes, esses app’s são carregados sem a menor necessidade pelo sistema. Portanto, evite isso! Acesse as configurações de seu aparelho para remover esses aplicativos da inicialização rápida.

Por outro lado, limpe com frequência o cache de seus apps e redes sociais. Isto é, não deixa seu celular no automático por muito tempo. Enfim, esta é uma ótima forma de impedir a lentidão progressiva.

Diferenças entre cache do sistema e cache de dados

Então vamos lá! Limpar seu cache de arquivos temporários não vai lhe dar mais espaço na memória RAM. Como o próprio nome diz, são arquivos temporários e não ocupam espaço físico. Isso também não irá resolver o problema do Android Lento.

Esses arquivos são estruturais e servem, principalmente, para acelerar uma possível recuperação do sistema. Já o cache de aplicativos é usado para otimizar a utilização de informações que permaneçam sem atualização.

Em outras palavras, esse sistema ajuda, por exemplo, a carregar um feed de notícias com mais velocidade sem repetir nenhuma postagem.

Qual o melhor armazenamento em nuvem para poupar meu celular?

Dentre todos os drivers virtuais (nuvens) disponíveis no mercado, quem mais se destaca em nossa opinião é o Google Drive. É o serviço de armazenamento na nuvem do Google. Precisa falar mais? Para ter acesso, basta criar um Gmail por exemplo. Com esse e-mail você terá acesso total ao Google Drive. Veja alguns recursos:

  • 15GB de espaço podendo ser expandida até 5TB
  • Compatível com desktops e celulares
  • pacote office disponível para edições online
  • acessibilidade de qualquer lugar a qualquer hora
  • não precisa de instalação

Esperamos ter ajudado com essa questão. Se gostou acesse nossa sessão de Tecnologia para saber mais. Até o próximo!