A habilidade de falar nos impede de permanecer no presente?

Existem muitos bons motivos que provam que a habilidade de falar nos trazem bons resultados, inclusive, nos impede de permanecermos sempre no presente. Podemos falar para voltar ao passado ou para chegar ao futuro, por exemplo.

E falar, propriamente, não vem da fala, nesse sentido, mas sim da comunicação, expressão, ação. Quando você fala alguma coisa para o seu gestor ou mostra o seu trabalho, você está comunicando que vai conseguir subir de cargo em breve, por exemplo.

O fato é que todo ser humano se comunica de forma frequente com outras pessoas, afinal, é isso que nos faz civilização. Agora, qual será que é diferença entre todo mundo? A fala. Porque uns falam de um jeito e outros falam de outro jeito.

A comunicação

A comunicação é uma competência necessária para vivermos em harmonia em todo o mundo. É preciso se comunicar para andar para frente ou para trás. Cada vez mais, as pessoas buscam falar melhor para estar mais inseridas no meio em que vivem.

Então, não importa o seu motivo, mas falar bem (ou se comunicar bem) pode ser essencial para você sair do casulo onde vive e do presente em que está inserido. Vai procurar um emprego? Fale bem com o seu gestor ou entrevistador.

Agora, se quer entender do passado, fale bem com um livro e se comunique com ele de forma direta. Você volta em séculos em questão de segundos. Tudo é possível quando você se dispõe a falar com o público, independente de qual seja.

A relação

A nossa relação como individuo se cria através da comunicação. O miado do gato é que nos faz entender o que é um gato, por exemplo. E quando pensamos no café, o que vem a sua mente? O cheiro, o gosto ou a cor? Tudo isso é comunicação.

E essa comunicação é que é importante para nos relacionarmos um com o outro. “Cão Bravo”, indica que por trás daquela porta há um cachorro grande, forte, esbelto e, obviamente, muito bravo, né.

É a partir da comunicação que nos relacionamos com o outro. E a comunicação, quando mais bem espalhada, melhor. Por isso, é muito importante. Mas, se você tem vergonha de falar errado, não se importe com isso porque é a vida que vai nos ensinar.

O presente

A questão é que você consiga sair de onde está hoje. Sair do seu presente para caminhar para o futuro ou voltar ao passado. Porque sim, a fala nos inibi de ficarmos o tempo todo parado no presente.

É a partir dela que temos “independência ou morte”, que temos a chance de “navegar em novos mares” ou mesmo de “saber se isso está realmente acontecendo comigo”. E como aprender a falar? Oras, falando.

Quando tiver vontade, fale. Saia do presente. Navegue novos mares porque isso pode fazer todo sentido para você nesse ano que se inicia. Se comunicar bem não é falar bonito, mas sair dos pensamentos que são fixos no dia de hoje para que representem bons resultados depois.