A Cidade Maravilhosa vista por outros ângulos

O Rio de Janeiro é, sem dúvida, um dos cartões-postais do Brasil. Muita gente do país e de fora vem aproveitar as maravilhas da cidade. Quem chega de longe, já dá de cara com o maior ponto turístico carioca, que inclusive, recebe os visitantes de braços abertos: o Cristo Redentor.

O Rio é também conhecido pela natureza incrível que o cerca, como as praias de Ipanema, Copacabana, Arpoador… A lista é grande! A cidade já foi cenário de muitas novelas e eternizada nas vozes de grandes nomes da MPB e da Bossa Nova como Tom Jobim, Elis Regina e João Gilberto. 

Afinal, quem nunca ouviu falar do bairro do Leblon? Do Corcovado? Do Pão de Açúcar?

Ângulos diferentes do RJ

Agora, vem cá, já imaginou ver toda essa beleza de outros ângulos? Você pode com o novo livro feito pelo fotógrafo Rafael Duarte. Ele pegou a câmera, separou as lentes, e andou durante oito anos por todas as regiões da capital.

Tudo isso para encontrar a melhor forma de retratar esses locais já bem conhecidos por nós e também lugares não tão badalados como o Pico da Pedra Branca. São ângulos pouco explorados anteriormente por profissionais do ramo.

O livro

Da editora Bambalaio, “Rio” conta com 200 imagens. Todas em preto e branco. Elas foram feitas a pé, com ajuda de veleiro, de barco a remo, de avião monomotor, de bondinho e até de asa delta.

Rafael ainda teve que mostrar que tem fôlego ao caminhar pelos 180 km da Trilha Transcarioca, que vai do Morro da Urca a Guaratiba. Ele desbravou florestas, escalou montanhas, monumentos e prédios.

A semana de aniversário do Rio de janeiro foi a data escolhida para o lançamento. Em 1º de março, a cidade comemora 454 anos. A obra leva palavras de Sergio Surgi no prefácio.

Ele é especialista no trabalho de Marc Ferrez – principal fotógrafo brasileiro do século XIX, que já registrou bastante a capital carioca. Se pararmos para pensar, é como se o livro fosse um convite para que o leitor faça uma viagem. Quatro capítulos trazem recortes de diferentes regiões do Rio.

“O desafio foi documentar nos cenários atuais o encontro entre o presente e o passado, com elementos que remetem à história do desenvolvimento da cidade. O resultado foi um livro delicadamente editado, que traça um mapa fotográfico do Rio de Janeiro”, comenta o autor.

Exposição

No fim de março rola uma exposição na Cinza Galeria, no Fashion Mall, com as fotografias de “Rio”. Tem tempo para os apaixonados pelo município irem preparando o coração. Enquanto isso, que tal uma palinha?

A Forbes, do portal UOL, separou algumas imagens pra gente.

Sobre Rafael Duarte      

Claramente, é carioca e fotógrafo. É jornalista e documentarista. Usa a fotografia e o cinema para contar histórias e provocar reflexões sobre as questões da natureza e das sociedades.

Também é autor dos fotolivros “Abrolhos – Terra e Mar” (2016), “Expedição Miramundos Estrada Real” (2013), e do livro-guia “Trilha Transcarioca” (2017), além de editor do fotolivro de retrospectiva do fotógrafo Roberto Vámos (Bambalaio, 2016).

Viajou por mais de 250 cidades e 30 países. Já teve fotos expostas em galerias da França, Inglaterra, Espanha e Brasil.