8 Motivos Para Seu Filho Praticar Esportes

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A prática de esportes na infância e na adolescência é um fator fundamental para o desenvolvimento sadio de nossas crianças. Porém esta prática deve ser bem feita e orientada por um bom profissional, para que haja um bom desenvolvimento dos aspectos motores/fisiológicos/psicológicos/sociais. Sendo assim vamos ver quais são os benefícios.

EXERCÍCIO FÍSICO = SAÚDE. Não é novidade para ninguém que o exercício físico regular traz inúmeros benefícios para qualquer pessoa, em qualquer idade. Para crianças então, os benefícios se multiplicam, pois ela se tornando mais ativa, tem um melhor desenvolvimento neurológico, se concentra mais, gasta energia de forma sadia e incorpora um estilo de vida ativo que tende a acompanhá-la por toda sua vida.

MELHORA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: já é fato que a aprendizagem, seja ela cognitiva ou motora, tem os mesmo efeitos na plasticidade cerebral. Assim sendo, os esportes auxiliam num bom desenvolvimento cerebral, criando novas conexões entre os neurônios e aprimorando a capacidade de aprendizagem.

O ESPORTE É FATOR DE INCLUSÃO SOCIAL: provavelmente você já deve ter ouvido falar de alguém que teve sua vida salva graças ao esporte. E essa convivência com crianças em situação de vulnerabilidade social pode ser muito boa para seu filho, pois ele irá valorizar mais o que ele tem, além de estimular sua consciência acerca dos problemas sociais do Brasil.

ENSINA A RESPEITAR REGRAS: O esporte, seja qual for, é regido por diversas regras que tem de ser respeitadas. Assim sendo o esporte pode ajudar seu filho a respeitar as regras de casa, da escola e da sociedade de uma forma geral.

ENSINA A VIVER EM GRUPO: provavelmente se o seu filho praticar esporte, irá ter competições aonde ele estará em grupo. E neste grupo haverão regras de convívio que ele terá de respeitar. E isto poderá ser levado para os outros campos de sua vida.

MELHORA A AUTONOMIA: como ele irá ficar um certo tempo sem ninguém da família por perto, a criança se vê obrigada a ser mais autônoma, a ter mais responsabilidade e a cultivar suas boas amizades, pois ele passa a viver num grupo diferente.

ESTIMULA NOVAS AMIZADES: o esporte tem essa característica, de formar amizades, muitas vezes duradouras. E essas amizades trazem culturas diferentes e fazem o respeito pelas diferenças ser cada vez maior.

ENSINA A LIDAR COM A DERROTA: independentemente do quão seu filho seja habilidoso, em algum momento ele irá perder e se isso for trabalhado pelos pais e professores da forma correta, irá lhe mostrar que em momentos de derrota ele deve levantar a cabeça e se dedicar mais.

Enfim, benefícios do esporte são muitos, porém só serão de fato consumados, se o professor for qualificado e a família apoiar. Os valores que eles aprendem no esporte, irão levar para a vida!

Add Comment