7 Passos Para Ter Mais Disposição e Cuidar da Saúde

imagem1

Imagem: Reprodução

 

O excesso de compromissos e informações que o indivíduo está sendo submetido diariamente exige muita energia e capacidade de concentração que acaba consumindo as energias de modo que com o tempo, logo começam a surgir sintomas de desgaste físico e mental. Isso é tão sério que muitas empresas investem em psicoterapeutas para analisar e pontuar as maiores dificuldades e criar planos de desenvolvimento funcional. O investimento é para tentar frear a quantidade de faltas dos funcionários que periodicamente se ausentam por um ou dois dias no mês por motivo de saúde e quando não, a alta rotatividade de demissão e contratação. O que não é bom nem para os empresários nem para os funcionários.

 

 Cuidando da saúde

 

Esse é um fator fundamental. Todos sabem que o bem precioso da vida é gozar de boa saúde, mas nem sempre se dá a devida atenção e quando não é negligenciada é delegada a outros fatores ou até mesmo pessoas (como esse é um tema mais profundo, abordarei em outro artigo específico dessa questão).

Com um pouco de empenho e disciplina é possível manter bom ânimo e disposição para encarar o dia a dia sem se prejudicar e ainda manter a boa forma.

 

Os 7 passos

imagem2

Foto: Reprodução

 

1 – Coma bem. É muito importante fazer a refeição matinal antes de sair para o trabalho, mas é preciso comer certo, ou seja; começar o dia com frutas como banana ou mamão, cereal integral e suco. Manter uma alimentação balanceada no decorrer do dia evitando pular refeições. Procurar comer a cada três horas e beber no mínimo um litro e meio de água por dia. Saiba que água é como gasolina para o cérebro além dos demais benefícios.

Uma dica simples para calcular a quantidade básica de água é tomar 3 garrafinhas de meio litro por dia. Pode ir bebendo aos poucos.

imagem3

Foto: Reprodução

 

2- Respire. Sim, pode parecer bobagem, afinal quem está vivo respira. Só que me refiro a uma respiração mais profunda, mais ampla, que melhora a oxigenação das células. Faça esse exercício pelo menos duas vezes por dia. Ao levantar e deitar.

Sente-se e respire fundo devagar liberando o ar calmamente. Repita 5 vezes dando pausa. Inspire, expire uma vez, conte até cinco e repita até completar cinco respirações.

Esse exercício trabalha a consciência respiratória.

 

imagem4

Foto: Reprodução

 

3 – Tenha bons pensamentos. Todas as literaturas de autoajuda falam sobre isso, só que os médicos da área psíquica também e compartilham com neurologistas e cardiologistas esse mesmo conceito.

Não é para ninguém se viciar no euforismo, sejamos realistas, tem dia em que os desafios se agigantam que parece que se está remando contra maré. Mesmo assim é preciso fazer um esforço para pensar em coisas construtivas.

Quer saber por que ter bons pensamentos é importante e quais os benefícios? É que todo pensamento produz ação bioquímica cerebral, significa que, as alterações provocadas por bons pensamentos faz com que o indivíduo saiba lidar melhor com as situações e ainda favorece o bom humor.

 

imagem5

Foto: Reprodução

 

4 – Mexa-se. O corpo foi feito para estar em movimento, por tanto, faça uma atividade física sem dar desculpas da falta de tempo ou de dinheiro, pode caminhar 30 minutos por dia e não se paga nada por isso.

Quem pensa que não tem tempo, divida a caminhada em duas, 15 minutos de manhã e quinze a noite. São sete minutos e meio indo e vindo.

 

imagem6

Imagem: Reprodução

 

5 – Tenha um hobby. Se permita fazer algo que goste fora das atividades obrigatórias. Seja ler, ir ao cinema, fazer aula de dança, ser voluntário em alguma instituição, enfim, faça isso ao menos uma vez por semana.  Isso é por você!

 

imagem7

Imagem: Reprodução

 

6 – Prepare a lista. Escreva numa folha tudo o que faz e não gosta, tudo o que lhe irrita e incomoda, como os outros lhe tratam e o que te contraria, por fim, tudo o que não gosta em si.

Pegue outra folha e anote o tipo de emprego que gostaria de ter, as coisas boas que gosta de fazer, como gostaria que lhe tratassem, como gostaria de se vestir, para onde viajaria. Após pontuar tudo, pegue a segunda lista e pesquise o que precisa fazer para conseguir as essas coisas e se envolva no planejamento dessas conquistas como, por exemplo, cursos profissionalizantes, fazer uma poupança mesmo que seja de R$30,00 por mês, depositando energias nessas motivações.

Quanto à primeira lista, agora que já desabafou, queime, jogue fora, ela se foi. Não precisa mais dela.

 

imagem8

Imagem: Reprodução

 

7- Ame-se.  Parece fácil e quem dera que todo mundo estivesse se amando, seria tudo mais simples, mas não é. Então a solução é resgatar e exercitar o autoamor.

A rotina pode ser diciplinatória, mas é também uma faca de dois gumes em que é comum se dedicar tanto a coisa externas e aos outros, acabando por esquecer-se de si e quando não, deixando-se para segundo plano. Só que para viver bem e feliz com a família, os amigos, estar bem no trabalho e ficar longe da depressão, se amar é uma prioridade.

 

Um abraço e seja feliz!

 

 

 

 


Colunista
Escritora, roteirista e redatora. Trabalhos publicados no Brasil e na Europa. Autora dos livros: A Verdade nos Uniu, Histórias Anônimas, Desejos Ocultos. Criação de três web novelas: - Por Trás das Lentes. - Sintomas do Amor. - Espelho dos Sonhos.
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine