7 filmes que acabaram ficando bem melhores do que os livros que os inspiraram

Em todos os anos temos o lançamento de diversos filmes, para todos os gostos e idades. Em grande parte das vezes, as filmagens cinematográficas são baseadas em obras literárias, especialmente, livros.

Porém, em muitos casos os filmes ficam ainda melhor do que os livros que os inspiraram. Isso porque acabam tendo efeitos que só são possíveis nas telas, como os efeitos visuais. Confira abaixo alguns desses exemplos.

7 filmes que acabaram ficando bem melhores do que os livros que os inspiraram

1 – Trainspotting

O filme Trainspotting, de Danny Boyle, foi lançado em 1996, se baseando no livro homônimo de Irvine Welsh.

Esse filme foi um verdadeiro trampolim na carreira do ator, que após a divulgação do filme, o fez ganhar o cenário mundial.

Trainspotting conta a história de um grupo de viciados e com certeza foi uma obra superior ao livro.

2 – Forrest Gump

Em 1994, quando Robert Zemeckis se baseou no livro homônimo de Winston Groom para escrever Forrest Gump, com certeza não imaginou em todo o sucesso.

Se alguém perguntar sobre o filme, com certeza vamos lembrar, afinal, foram 6 Oscar na premiação.

Antes do Forrest Gump, quase ninguém conhecia o livro, mas, após ele, foram mais de 1,7 milhões de vendas.

3 – Tropa de Elite

O filme brasileiro Tropa de Elite, de José Padilha, em 2007, foi baseado no livro que leva o mesmo nome, de Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel.

Para a obra, 1 antropólogo e 2 ex-policiais se uniram e então falaram com autoridade sobre a polícia do Rio de Janeiro, com situações que abordam temas da realidade encontrada pelos profissionais e o seu sistema de atuação.

Até os dias atuais, o Capitão Nascimento, personagem principal, é bem lembrado por todos.

4 – Blade Runner, O Caçador de Androides

Ridley Scott lançou Blade Runner, O Caçador de Androides em 1982, se baseado em Do Androids Dream of Electric Sheep?, obra de Philip K. Dick, famoso por obras de ficção científicas adaptadas para o cinema.

Blade Runner, O Caçador de Androides é mais um exemplo de filme que ficou melhor do que o livro que o inspirou, sendo um sucesso bem maior nos cinemas.

5 – O Silêncio dos Inocentes

Lançado em 1991, O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme, foi baseado na obra The Silence of the Lambs, de Thomas Harris.

Apesar do livro ser considerado bom, o filme recebeu diversos elogios até mesmo dos críticos. A obra inclusive ficou tão boa que está na lista dos únicos 3 filmes a conquistarem na história todos os Oscar, sendo de diretor, ator, atriz, roteiro e de melhor filme.

6 – Touro Indomável

Em 1980, Martin Scorsese se baseou na biografia Raging Bull: My Story, do lutador Jake LaMotta e então fez o filme Touro Indomável.

O livro não era bom até porque um pugilista como escritor não é algo muito comum, mas Martin foi alertado por Robert de Niro e então viu uma boa oportunidade na história, assim dando vida a um dos maiores clássicos filmes de boxe da história.

7 – O Poderoso Chefão

O clássico O Poderoso Chefão não poderia ficar de fora desta lista. Francis Ford Coppola, em 1972, se baseou em The Godfather, de Mario Puzo para produzir uma verdadeira obra de cinema, onde relatava história sobre o clã Corleone.