7 dicas para receber os hóspedes nas férias

A época de férias é o momento de viajar e curtir um pouco, relaxando e saindo da rotina normal e estressante que temos na maioria das vezes. É nessa época que encontramos os momentos de lazer mais incríveis.

Porém, também é uma época de receber visitas, aqueles parentes que não encontramos a tempos ou alguém que more longe. Não é mesmo?

7 dicas para receber os hóspedes nas férias

Só que nesse momento de receber visitas aparecem diversas duvidas, afinal, é uma pessoa com gostos e rotina diferente da nossa que chega com mala e cunha em boa parte das vezes. Então, temos 7 dicas para ser um ótimo anfitrião.

1 – Ar condicionado e televisão

Estamos vivendo dias quentes, temperaturas altas e um calor insuportável. Isso independente da região do país. Sabendo disso, é uma boa ideia ligar o ar condicionado, afinal, não queremos que nossa visita fique desconfortável.

Porém, a temperatura do mesmo não é igual para cada pessoa, então, deixe que o seu hóspede regule a mesma de acordo com a sua vontade, assim como a televisão, deixando ele a vontade para escolher os seus programas favoritos.

2 – Tenha cópias da chave

Para colocar uma pessoa dentro de sua casa é sinal que confia na mesma, pois não deixaria entrar qualquer um no seu lar, certo? Caso essa pessoa for ficar uma temporada, tenha cópias da chave.

O motivo é que é normal que ela vá passear, dar umas voltas na cidade e ficará chato ter que ficar te incomodando toda vez que retornar até a residência. Isso irá facilitar tanto para a visita quanto para os donos da casa.

3 – Releve as coisas

Quando temos visitas, é natural querer mostrar toda a cidade, o nosso dia a dia e, com isso, lotamos a agenda do nosso hóspede, sem dar nem tempo para ele respirar.

Tenha calma nesse planejamento, afinal, o visitante também tem que ter uma liberdade para que possa sair sozinho, ir onde tenha vontade de conhecer e fazer as suas atividades.

4 – Elabora um guia pequeno

Se for a primeira vez do visitante em sua cidade, elabore para ele um guia prático e rápido com locais interessantes para se conhecer: o que pode fazer lá, valores e tudo mais.

Depois, deixe que ele opte por onde lhe interessar. Explique bem como funciona os transportes e todas as informações adicionais necessárias.

5 – Explique sempre a sua rotina

Muitos se incomodam e pensam ser chato impor algum tipo de regra com visita, mas não é bem assim. Inclusive, é até melhor que informe sobre como é a rotina na sua casa, para que ele fique ciente e até mais confortável.

Essas informações são fundamentais para que tudo ocorra bem durante o período que o hóspede ficar em sua casa.

6 – Atenção aos detalhes

Separe boas roupas de cama, travesseiros macios, deixe sempre água gelada, extensão e cabos, tudo que possa facilitar para o seu hóspede por perto.

7 – Fale sobre refeições

Sempre pergunte ao visitante sobre os seus gostos alimentares e suas restrições, afinal, é muito desagradável fazer um prato que o hóspede não goste ou tenha algum tipo de alergia. Portanto, pergunte, nunca é demais.