7 dicas para encontrar segurança financeira em 2019

Uma das melhores sensações que podemos ter em nossa vida é a tranquilidade financeira, que nada mais é do que poder usufruir do que a vida tem de melhor. Para isso, é preciso muito controle financeiro.

E, tem outra coisa: quem não quer deitar a cabeça no travesseiro sem preocupação e sem dúvidas? Sem precisar ficar pensando nos boletos que vai ter que pagar no começo do próximo mês?

Pois é: essa sensação deve ser ótima, não? Agora, para alcançar essa tranquilidade existem alguns meios e um deles é ter um bom planejamento financeiro familiar. Para isso, superamos 7 super dicas para você para este ano!

1 – Crie um orçamento

O primeiro passo para ir em busca de uma tranquilidade financeira é delimitar um orçamento na qual você não irá ultrapassar esses gastos, sendo fiel a isso.

É extremamente importante que no orçamento você coloque os gastos reais e uma pequena margem para emergências, assim não irá fugir do controle.

2 – Economize dinheiro

A economia é um passo fundamental para buscar segurança financeira no futuro. Compre e gaste apenas o necessário, cortando os extras e, assim, comece a poupar o seu dinheiro de forma organizada.

3 – Faça uma poupança

Guarde o seu dinheiro em uma poupança.

Esse tipo de conta não tem taxas, portanto, você pode guardar o dinheiro tranquilamente como forma de ter um potinho de ouro para fins emergenciais.

O método ainda rende alguns centavos com os juros – está certo que não é muito, mas qualquer dinheiro extra é bem-vindo.

A dica é programar uma quantia por mês para ser depositada e em momento algum saque o dinheiro.

4 – Lista de compras

A lista de compras pode ajudar a comprar tudo o que necessita, sem deixar nada para trás e ainda poupar dinheiro.

Faça sempre a lista no mesmo dia em que for no mercado, assim diminui para zero a chance de esquecer algum produto útil ou de comprar itens a mais.

Siga a lista fielmente, sem comprar coisas além do que está escrito nela, afinal, esse é o primeiro passo para sair do controle: gastar mais do que devia ou precisava.

5 – Mudança geral

Toda a família deverá passar pelo processo de readequação financeira.

E isso começa com serviços como de internet, já que outros itens, como água, telefone, luz e alimentação é algo que não tem como cortar – ainda que podem ser economizados, diminuídos, restabelecidos.

Tudo é questão de adaptação e essa mudança envolve a família toda.

Evite gastar dinheiro com coisas que fogem o seu controle financeiro e isso vale para sua mulher/marido, filhos, enfim, todos.

6 – Resistir as tentações

Com certeza você irá passar algumas vontades, isso é normal.

Mas, é super importante que tenha o pulso firme, se mantenha dentro dos seus orçamentos e não faça nenhuma loucura, resistindo a todas as tentações que possam aparecer.

7 – Busque suas metas

Faça metas mensais, anuais e procure sempre cumprir as mesmas, afinal, com metas é mais fácil de se alcançar um objetivo, além de motivar para buscar o mesmo.

Trace elas em consenso com a sua família, isso também irá te ajudar.