Comidas típica da Bahia

Comidas típica da Bahia

A gastronomia do Brasil é muito rica no que diz respeito a diversidade cultural e regional de cada Estado, tanto que não se pode apenas falar em comida típica do Brasil. Claro que no exterior, para os turistas internacionais, quando o tema abordado é a comida típica brasileira, o primeiro e mais divulgado prato é a feijoada e como bebida a caipirinha. O que é muito natural, dada a sua internacionalidade, graças a muitas celebridades que no Brasil estiveram e muito apreciaram essa iguaria, de modo que a intenção não é divulgar apenas um dos nossos pratos mas, não seria prudente ficar apresentando a grande variedade de pratos que temos aqui em nosso país, é uma forma simplificada de difundir um prato, assim como acontece em outros países.

A culinária baiana, destaca-se pelo seu tempero bem condimentado e de forte aroma, que é uma marca tradicional.

Quando se fala em comida típica da Bahia, a primeira que vem à mente e que não pode faltar é o acarajé, seguido do vatapá.

Gastronomia baiana

O vatapá é uma massa de feijão fradinho, temperado com sal e cebola, a finalização da iguaria é frita no azeite de dendê. É recheado com camarão que pode ser seco ou fresco, dependendo da preferência, pode ser adicionado caruru, coentro, tomate e pimenta.

Já o vatapá é feito com pão sem-casca e amolecido no leite de côco, é adicionado em sua receita, camarão seco, pimenta, cebola, amendoim torrado e sem-casca, azeite de dendê entre outros ingredientes.

Quem vai a Bahia, não pode deixar de provar uma boa muqueca de peixe, muqueca de camarão, acaçá, siri mole, sarapatel e feijão de leite, sem esquecer das tradicionais cocadas.

Há outros pratos que fazem parte da gastronomia baiana que com o tempo o turista poderá experimentar e degustar cada uma das iguarias locais. São tantos os deliciosos pratos que não caberiam no texto, por isso, para não deixar o caro leitor com água na boca, enquanto não tem a oportunidade de visitar a Bahia, pesquise restaurantes que sirvam as iguarias ou, peça para uma baina preparar os pratos.

Bom Apetite!

Add Comment