5 Dicas Para Parar de Fumar de Vez!

O vício do cigarro afeta mais de 15% da população brasileira acima dos 14 anos e é o responsável por várias doenças respiratórias, alguns tipos de câncer, redução da longevidade e várias outras complicações ainda. O tabagismo é um vício forte, mesmo a pessoa querendo parar de fumar, o processo acaba sendo difícil e muitas vezes a pessoa acaba até desistindo. Mas parar de fumar não é algo impossível, com algumas mudanças de hábito e muita força de vontade é possível sim, confira aqui cinco dicas para parar de fumar de vez!

fumar

 

1° – Desassocie o cigarro do prazer: as substâncias contidas no cigarro são capazes de ativar doze zonas do cérebro responsáveis por nos dar a sensação de prazer. O cigarro e o prazer são ainda mais associados pelo fumante devido ao hábito de fumar no intervalo do trabalho, depois de um cafezinho ou ao beber uma cerveja com os amigos. O primeiro passo é acabar com essa associação de cigarro e prazer. Passe a fumar sozinho e de forma desconfortável, em pé e do lado de fora de casa. Isso fará seu cérebro assimilar que você precisou sair do sofá confortável, por exemplo, para fumar.

2º – Diminua o cigarro gradualmente até parar: como o cigarro é responsável por nos dar aquela sensação de prazer, o primeiro sintoma ao parar de fumar é o mau humor. Para diminuir esse sofrimento, para de fumar gradativamente, fumando 25% a menos a cada semana, até conseguir parar de vez. Por exemplo, alguém que fuma 20 cigarros por dia, pode começar a fumar 15 cigarros por dia durante uma semana, na segunda semana passa a fumar 10 cigarros por dia, na terceira semana 5 por dia e por fim parar na quarta semana.

3° – Drible a fissura pelo cigarro: quando surge a vontade de fumar, parece que é impossível se conter. Mas o que muita gente não sabe é que essa fissura dura apenas de 3 a 5 minutos. Para driblar essa vontade, distraia-se bebendo um copo de água, chupando uma bala ou mascando um chiclete.

4º – Evite o álcool e a cafeína: o álcool e a cafeína desencadeiam reações no organismo que estimulam o desejo de fumar. Por isso, enquanto pára de fumar e até um período após parar, o ideal é evitar o consumo dessas substâncias e manter-se distante de outros fumantes.

5º – Exercite-se: a atividade física é capaz de ativar neurotransmissores que nos dão a mesma sensação de prazer que a nicotina. Por isso, a prática de exercícios físicos pode ser uma forma saudável de substituir a sensação de prazer causada pelo cigarro.