5 Dicas Para Obter Fotografias Mais Nítidas

Fotografia Susana Martins

Fotografia Susana Martins

O que fazer para obter fotos mais nítidas? Eis uma questão que qualquer um que goste de fotografar já fez. Por isso, resolvi escrever este artigo com cinco dicas básicas para conseguir mais nitidez em suas fotografias.

1. UM BOM TRIPÉ É FUNDAMENTAL

Um dos primeiros passos para uma foto mais nítida é o uso de um tripé profissional. Mesmo exposições curtas sempre há o risco de obter uma imagem tremida. É preciso, dentre outras coisas, que a câmera esteja firmemente estática, segurando na mão isso é quase impossível.

Um tripé profissional geralmente não vem com a cabeça pivotante, isso significa que você terá de comprar também esse acessório. Mas, acredite… Valerá a pena!

2. USE UM OBTURADOR OU O AUTOTIMER DA CÂMERA

Quanto menos você mexer na câmera enquanto ela captura a imagem melhor será a nitidez da fotografia. Comprar um obturador para fazer o disparo sem tocar na câmera é ideal. Mas, se você não pode comprar um obturador então use o autotimer, programe ele para disparar alguns segundos depois que você clicar. Assim, quando a foto for tirada sua mãozinha estará bem longe do equipamento.

3. DESATIVE A REDUÇÃO DE RUÍDO DE VIBRAÇÃO

Comprados o tripé e a cabeça pivotante sua câmera está paradinha e, portanto, você não precisa ativar a “VR” de sua lente. Mas, a “VR” é para reduzir o ruído, não é? Isso, ela é para reduzir o ruído. Acontece que quando não há nenhuma vibração no equipamento a “VR”, estando automática, procurará e se não encontrar algum movimento ela mesma pode causar uma “vibração”. A regra é simples: câmera na mão “VR” ativada, câmera no tripé “VR” desativada.

4. DESCUBRA A ABERTURA MAIS NÍTIDA DE SUA LENTE

Descubra e fotografe com a abertura mais nítida que sua câmera é capaz. No geral, o que mais se aproxima são dois stops completos abaixo da abertura máxima; ou seja, se usa lente é f/2.8, as aberturas mais nítidas são f/5.6 e f/8. É verdade que em alguns casos é quase impossível usar esse recurso. Mas, usar essa regra traz um resultado muito eficaz.

5. NÃO AUMENTE O ISO

Aumentar o ISO resulta em ruídos, a famosa granulação na imagem. Para evitar tal problema, o ideal é combinar a velocidade de exposição com abertura do diafragma. Em vez de tentar resolver o problema aumentando o ISO procure outras alternativas: o tema que você vai fotografar pode ser redirecionado para um lugar mais claro? Aproximar- se do tema é possível ou você tem mesmo de usar o zoom da lente? Não há nenhum recurso para melhorar a iluminação do ambiente? Enfim, aumentar o ISO deveria ser a última das últimas alternativas.

Não se esqueça que a melhor maneira é o treino. Treine, fotografe sempre e experimente todos os recursos possíveis. Teste todas as configurações e diversifique os horários e locais para fotografar. A melhor descoberta e o melhor aprendizado continua sendo a experiência do ato de fotografar.

Fotografia: Susana Martins


Colunista
Susana Martins é escritora, autora de "Um Conto em Movimento" (2004), "Pia Fraus em Papel" (2008), "Pia Fraus em Papel II" (2012) e "O lado de Dentro" (2014). Twitter @susanahmartins
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine