10 truques e funções escondidas do Chromecast

O Chromecast é um dispositivo Wifi do Google que permite transformar qualquer TV com entrada HDMI em uma SmartTV, sendo capaz de reproduzir Youtube e Netflix, além de outros programas.

Mas, apesar de ter ganhado uma enorme popularidade nos últimos anos, diversas funcionalidades do dispositivo ainda são desconhecidas para a maioria das pessoas.  É o caso dos 10 truques que trazemos nesse texto.

De um porta-retratos gigante na sua sala ao celular como fone de ouvido da TV, você vai se surpreender. Acompanhe!

1. Controle o Chromecast com o controle da TV

Quem usa o Chromecast sabe como é chato ter que estar sempre com o celular em mãos para controlar a reprodução de mídia. Porém, se a sua TV é compatível com o protocolo HDMI CEC, isso deixa de ser necessário.

Praticamente todas as TVs modernas possuem essa tecnologia, que permite que um aparelho controle até 15 outros através do HDMI, como é o caso do Chromecast. Então, você pode usar o controle da TV para dar Play e Pause sem o smartphone.

2. Use o celular para ligar a TV

O HDMI CEC também permite o contrário: ligar a TV com o celular quando o controle remoto não estiver em mãos. Mas, para que esse recurso funcione, o Chromecast precisa estar ligado a uma fonte de energia e o recurso precisa estar habilitado na TV – Em TVs Sony Bravia, ele se chama controle de HDMI.

3. Acesso a convidados

O modo visitante do Chromecast permite que pessoas consigam enviar vídeos para sua TV, mesmo estando fora da sua rede wifi, usando o 4G, por exemplo. A conexão é feita de duas maneiras: um ultrassom emitido pela TV, ou, caso esse método falhe, via digitação de um PIN.

4. Se divirta com games

Também é possível se divertir com games na sua TV usando o Chromecast. Diversos jogos para android também são compatíveis com o dispositivo, como é o caso de Just Dance Now e Angry Birds Go!.

Para saber quais são os outros jogos disponíveis para o seu Chromecast, basta acessar o Google Play e abrir o menu “Categorias > Google Cast > Jogos”.

5. Trabalho em equipe

Esse é um recurso que pode facilitar bastante o trabalho em equipe e trazer mais agilidade para reuniões.

Por meio do Google Chrome, é possível enviar o conteúdo de ferramentas de trabalho colaborativo online, como o RealTimeBoard, diretamente para a tela grande, melhorando a visualização por todas as pessoas em uma sala, por exemplo.

Para fazer isto, basta acessar o menu do Chrome e selecionar “Transmitir”.

6. Um porta-retratos gigante na sua sala

Com o Chromecast, também é possível transformar a sua TV em um porta-retratos gigante. Isso porque o dispositivo wifi do Google permite que imagens e fotos sejam reproduzidas automaticamente quando a TV está inativa.

Basta acessar o menu “Modo Ambiente”, nas configurações do Chromecast, no aplicativo Google Home.

7. Apresente slides

Não é preciso um projetor para apresentar slides quando a sua TV possui um Chromecast. Com o celular conectado na mesma rede wifi do dispositivo do Google, você pode enviar o conteúdo do Google Slides diretamente para a telona com um toque. Ao fazer isso, o smartphone se transforma em um controle remoto.

8. Envie conteúdo multimídia do computador para a TV

Com a extensão Videostream é possível aproveitar o conteúdo multimídia do seu notebook na TV, sem precisar conectá-lo a ela via HDMI. Porém, o arquivo não pode ser muito pesado e o seu roteador precisa suportar altas taxas de transmissão.

9. Seu celular como fone de ouvido sem fio

O aplicativo LocalCast permite que você envie vídeos armazenados na memória do seu celular para a TV. O grande destaque é a função “Audio Aqui”. Com ela, é possível colocar a TV no mudo e direcionar o áudio diretamente para o celular.

10. Use a voz como um controle remoto

Além de fone de ouvido, seu celular também pode ser usado para transmitir comandos de voz para o Chromecast, através do Google Assistant. É possível, por exemplo, abrir um filme na Netflix ou música no Spotify, com um simples “OK Google”.