10 dicas de organização para quem mora em apartamentos pequenos

Os apartamentos são cada vez mais frequentes na vida das pessoas, principalmente os estudantes, que muitas vezes tem que mudar de cidade para concretizar o seu sonho e assim alugam apartamentos ao redor das universidades – facilitando todo o cotidiano de estudos.

Só que hoje em dia existe uma grande variedade de apartamentos, com os de luxo, aqueles com espaços maiores, tem também os menores, as mais compactos e por aí vai.

Para quem mora nos apartamentos pequenos, a organização é um ponto chave porque os espaços podem ser melhor aproveitados, além de claro, facilitar a vida do morado.

Confira a10 super dicas de organização voltadas principalmente para quem mora em apartamentos pequenos.

1 – Organização começa antes da mudança

Antes da mudança temos que começar com a organização. Separe cada objeto de acordo com o local que o mesmo irá ficar. Faça marcações nas caixas para facilitar a montagem e mobiliária.

Assim, você terá a vida facilitada até mesmo no momento de guardar os objetos no primeiro dia no apartamento.

2 – Deixe tudo separado

Separe cada item por categorias, evitando deixar tudo espalhado. Por exemplo, os livros vão todos para um local X, assim como as roupas. Dessa forma, cada coisa ficará no seu espaço, sem interferir no espaço de outro item.

3 – Desapegue

Todos nós temos itens na qual somos apegados, porém, nem sempre eles são uteis. Muitas vezes nem são usados, em momento algum, apenas ocupando espaço.

A dica é desapague desses itens, foque no que realmente será utilizado.

4 – Organize os papéis

Uma dica interessante é separar uma gaveta da cômoda ou do guarda roupas apenas para os papeis, que podem ser guardados em pastas antes de colocados nessas gavetas.

Lembre-se sempre de guardar os comprovantes de pagamentos, pois é um item muito importante de comprovação de produtos ou serviços.

5 – Tenha uma estante

Esse objeto é fundamental para te ajudar em apartamento pequenos. Nela, podemos guardar desde livros até tênis, sapatos. Uma estante no canto do quarto é o ideal e irá te ajudar bastante.

6 – Mantenha a ordem

Para locais pequenos, temos que manter ainda mais a ordem, sempre realizando limpeza e deixando cada coisa no seu devido lugar. Evite o acumulo, assim, o local ficará mais arejado.

7 – Móveis versáteis

Dê preferência para móveis versáteis, que podem ser utilizados para mais de uma função. Por exemplo, uma mesa que possa ser utilizada como uma tábua de passar roupa pode ser uma boa ideia.

8 – Adapte o apartamento a sua rotina

A adaptação é algo que ajuda e muito. Um grande exemplo são pessoas que estão acostumadas a chegar e já tirar o sapato, tendo tendência para deixar os mesmos espalhados. Deixe um aparador próximo a porta pode funcionar bem como uma sapateira.

9 – Evite tapetes grandes

Para quem mora em apartamento pequenos, um tapete grande pode ser uma dor de cabeça no momento da limpeza. Evite, use algo menor para a decoração.

10 – Beliche

Caso tenha que dividir o apartamento com um companheiro de quarto, amigo ou um irmão, uma boa solução são os beliches. Com ela, evitará a utilização de 2 camas e assim ganhará um pouco mais de espaço.