Isotônico faz mal? Confira outras 3 bebidas para tomar cuidado também!

Os especialistas dizem que bebidas feitas especialmente para atletas é aconselhado ser ingerido apenas em casos com situações controladas de acordo com a sua alimentação pré-treino ou pós treino. Então, sim, a ingestão não moderado de isotônico pode fazer mal à saúde!

É comum ver em marcados isotônicos nas geladeiras, nesses casos não é muito bom para consumir quando se é sedentário ou quando não se faz muito exercícios físicos, com riscos de piorar a saúde.

O motivo!

As bebidas isotônicas não são feitas apenas para hidratar, outro objetivo da bebida é de repor sais minerais que são perdidos durante as atividades físicas que são mais intensas, sendo elas de 1 hora ou mais de exercícios.

Já pessoas que não praticam atividades físicas não tem a necessidade de ingerir isotônicos e também não é aconselhado.

Em exercícios de menor intensidades, o isotônico pode ser substituído por outras coisas, como por exemplo a água ou até mesmo uma água de coco.

Quando alguém utiliza em excesso as bebidas isotônicas sem necessidade real, alguns problemas podem ser causadas, a principal delas são problemas renais, que acontecem devido a um aumento significativo de sódio e potássio no organismo, assim sobrecarregando muitos os rins.

Outras bebidas que exigem cudiado!

Abaixo listamos algumas outras bebidas que também são muitos utilizados por atletas e podem fazer mal caso sejam ingeridos de forma errada pelo atleta.

1 – Whey Protein

Indica para atletas que treinam intensamente e precisam de uma regeneração muscular, o Whey Protein é um dos mais aconselhados, sendo que é  uma proteína isolada do soro de leite.

Quando se é ingerido de forma errada ou sem necessidade, a proteína pode causar um excesso de calorias, fazendo a pessoa engordarem.

O que é mais aconselhado nesses casos, é a pessoa interessada no uso da proteína procurar um nutricionista, pois a quantidade a ser usada é variante de um para o outro.

Além de engordar quando se é ingerido sem necessidade e excessivamente, o Whey Protein também pode causar danos à saúde.

Após acontecer a síntese da proteína é produzida amônia, que trata-se de uma substância tóxica para o nosso organismo.

2 – Bebida a base de guaraná ou açaí

Essa é uma bebida que muitos atletas vêm usando e realmente dá resultado. A bebida a base de açaí realmente dão mais energias, pois contém cafeínas e uma boa quantidade de carboidratos (sendo que uma única porção pode chegar a até 20g).

O problema nesse caso é quando a pessoa possui o interesse de emagrecer e ingere a bebida, pois o valor calórico é alto, assim não dando resultado para quem não pratica nenhuma atividade física.

Devido a sua baixa quantidade de sódio, ainda pode promover uma pequena absorção de água e carboidrato pelo intestino, assim repondo o suor perdido.

3 – Gel de carboidrato

O gel carboidrato (que também existem em pó, que basta misturar na água e formar o líquido), não é aconselhável em casos de treinos intensos, que atingem 1 hora ou até mesmo mais.

Caso não queime todo o carboidrato composto no gel, pode-se ganhar gordura no lugar de massa muscular.