Venda bem seu peixe! 4 dicas essenciais para uma entrevista de emprego

Quando procuramos emprego, gastamos horas preenchendo inúmeras fichas de seleção, fazendo testes on-line e enviando currículos. Cada vez mais as etapas dos processos de seleção focam em reduzir o máximo possível de interessados por meio de ferramentas remotas, facilitando a escolha daqueles mais adequados ao cargo oferecido.

Entretanto, nada foi capaz de abolir a tão temida entrevista de emprego. Por mais que as empresas se modernizem para tornar os processos de seleção mais rápidos, são poucos os cargos que dispensam uma etapa presencial para o candidato a uma vaga.

4 dicas essenciais para uma entrevista de emprego

Dessa forma, é a entrevista que determina a contratação de um candidato. As entrevistas podem ser individuais ou coletivas, em várias ou apenas uma etapa, mas é sempre importante observar o seguinte:

Dica 1: Vestimenta

Vale o bom senso na hora de se vestir. A roupa deve ser adequada ao ambiente onde acontecerá a entrevista. Devemos ter em consideração que profissões mais tradicionais (advogados, por exemplo) vão requerer uma vestimenta mais formal que outras mais modernas (como designers). A roupa extremamente formal num ambiente informal tem o mesmo efeito constrangedor que uma peça de roupa decotada em um ambiente formal, por isso é importante saber o perfil da vaga e da empresa ao escolher o que vestir.

Dica 2: Postura e relacionamento interpessoal

O volume da voz tem de ser agradável, não incomodar por ser muito alto nem ser baixo a ponto de demonstrar insegurança. O candidato deve assumir uma postura profissional, sem ser extremamente sério, a fim de não passar a impressão de arrogância, nem muito descontraído, para que não demonstre desinteresse. O profissional deve conhecer a empresa e seu perfil, para transmitir segurança. Tratamento respeitoso e educado é essencial para qualquer colocação.

Dica 3: Sinceridade

Não adianta inventar qualidades e habilidades que não possui, apenas para agradar o entrevistador. Mentiras são facilmente percebidas, e desqualificam o candidato na mesma hora em que descobertas. Caso isso não ocorra na seleção, certamente ocorrerá durante o período de experiência profissional, colocando a perder uma grande oportunidade. É sempre melhor dizer a verdade, procurando demonstrar de que forma está trabalhando para melhorar seus pontos tidos como fracos.

Dica 4: Conhecimento

Deve-se conhecer a empresa, seus valores e objetivos. Eles devem estar em sintonia com as capacidades e desejos do candidato. De nada adianta conseguir um emprego e se sentir infeliz no primeiro mês de trabalho.

Saber como dizer o que precisa ser dito: Por mais que as perguntas sejam direcionadas, o candidato pode e deve respondê-las de forma que mostre o melhor de seus conhecimentos e habilidades. Em testes coletivos (conhecidos como dinâmicas de grupo), o candidato deve buscar destaque dentro das atividades propostas, sem parecer agressivo ou intimidado. Por isso é importante preparar-se antes da entrevista, tendo uma noção clara da função almejada e das habilidades e diferenciais que possui para o cargo.

Com essas dicas e uma boa qualificação, sua entrevista será um sucesso!

Não ser contratado não significa ter ido mal na entrevista. Solicite feedback,e mesmo que ele seja negativo, reveja suas atitudes e siga em frente!


Colunista
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine