Twitterfeed: alimente o twitter com atualizações do blog

Olá, people! Meu nome é Thiago Mendanha e este é meu primeiríssimo post aqui no Dicazine. Para estrear, quero trazer uma dica legal pra quem deseja divulgar o blog na rede social que tá bombando, o Twitter. Espero que curtam!

O Twitterfeed é um serviço que possibilita alimentar seu perfil do Twitter com as atualizações do seu blog. A grande sacada é que isso é feito através de feeds RSS ou Atom. Você também pode alimentar o seu status no Facebook com ele. Só não vai dar certo alimentar um perfil do Twitter com feeds RSS de outro perfil do Twitter. De resto tá valendo…

O lance é simples.

1. Você cria sua conta;
2. Adiciona os feeds;
3. Monitora seus feeds.

Clique em Sign Up para criar sua conta no Twitterfeed.

signup

Na área Sign Up Form, em <Email Address> você insere seu email. Escolha sua senha e coloque em <Password>; confirme a senha em <Confirm Password>; clique no botão <Create Account> e voilà… você receberá o email confirmando a criação da conta.

Agora é só conseguir os seus feeds RSS para publicar no Twitter e outros serviços. Como faz? Let’s go

Na página New Feed vamos enviar feeds para o Twitter ou Facebook. Clique no “botãozão” azul <Authenticate Twitter> e autentique sua conta inserindo seu username e password do Twitter.

autentica

Aparecerá a seguinte frase em verde confirmando o 1º passo:

You have successfully linked the twitter account ‘ThiagoMendanha’ to this feed.

Caso queira alimentar seu perfil no Facebook faça a mesma coisa depois de marcar a opção <Facebook>.

step1

Você também pode autenticar sua conta do Twitter clicando em <Authenticate with Username & Password> abaixo do “botãozão” azul. Daí é só colocar seu usuário e senha e clicar em <Test Twitter Authentication>. “Mensagenzinha” verde outra vez e ok!

Pronto, terminamos com o 1º passo (Step 1: Send Feed To).

Certo, abaixo clique no botão <Continue to Step 2> e logo depois você verá a área <Step 2: Name Feed & Add Source URL>.

Na primeira caixa de texto você colocará o nome que deseja para o feed que escolheu e na segunda, o URL do feed RSS.

Clique no botãozinho <test rss feed> e confira a mensagem de sucesso: ok Feed parsed OK

step2

Você pode encerrar aqui e clicar no botão <Create Feed>, e caso queira adicionar outros feeds é só repetir os passos.

Maaaaas, se você quiser configurar alguns lances mais avançados, antes de clicar em <Create Feed> clique em <Advanced Settings>.

Na área que se abrirá temos as seguintes opções de configuração:

Update Frequency: onde você escolhe de quanto em quanto tempo serão feitas as atualizações e quantos updates por tempo.

Post Content: onde você escolhe se o tweet será composto pelo (1)Título do post; (2) Título e Descrição; ou apenas (3)Descrição do post do blog.

Post Sorting: onde você escolhe como serão feitas as atualizações. Nesse caso deixe a opção PubDate. Assim seus tweets são atualizados nas datas de publicação dos posts no blog.

Post Prefix: aqui você pode colocar antes do tweet alguma palavra-chave, ou tag… whatever! para que apareçam sempre nos tweets alimentados pelo feed que está criando.

Post Suffix: aqui a mesma coisa que o Post Prefix. A diferença é que nesse o que colocar aparecerá no final do tweet.

Keyword Filter: aqui você pode escolher palavras para filtrar os posts. Por exemplo, se quer posts que tenham a palavra “livro”, “música” e “cinema” então você marca a opção <Filter your posts by using keywords to auto-approve new posts.> e escreve na caixa de texto as palavras separadas por com <espaço>: livro música cinema

Essas outras que seguem nunca usei, melhor deixar como estão! =P

UTM Tags

Source:
Medium:
Campaign:
Optional Tags
Term:
Content:

settings

Agooora sim, depois de feito tudo isso é só clicar no botão <Create Feed> e fim de papo!

Obs.: Quando você adicionar feeds, note que inicialmente leva cerca de uma hora para processá-los. Contudo, uma vez adicionados os feeds devem ser publicados dentro de minutos a partir de então. Sem grilo! =)

Ah, detalhe… Uma vez que os seus feeds estão funcionando, o painel vai mostrar estatísticas sobre quantas pessoas clicaram em cada post.

É isso aí, pessoal! Espero que tenham gostado dessa dica. Comentários, críticas ou sugestões? Dizaê!


Colunista
Um cara contracultural na maioria das vezes. Preocupado com questões metafísicas. Tentando aprender a amar. Quase não consegue ficar sem ouvir música, e por isso não sabe por que não tem um iPod. Talvez porque ainda não pode! Não consegue tirar Deus da cabeça. Querendo ou não Ele sempre está nos seus devaneios mais sutis. Assessor de Apoio e Suporte em TI na Prefeitura Municipal de Anápolis-GO, Analista de Mídias Digitais (social cross media) e WebDesigner. Graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, faz pós-graduação em Desenvolvimento de Sistemas para Web. Baterista "aposentado", fã do U2, gosta de seriados, cinéfilo, leitor entusiasta e blogueiro. Por sinal, o único culpado pelo Tomei a pílula vermelha. =)
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine