Trabalhador Autônomo: Saiba mais sobre organização

O trabalhador autônomo, tem como em qualquer segmento de trabalho a balança funcional que inclui vantagens e desvantagens. Muitas pessoas ao se decidirem trabalhar por conta própria, foi pelo fato de ou não estarem conseguindo um emprego que remunere com uma retirada mensal que supra suas despesas, ou pela própria dificuldade em simplesmente encontrar uma vaga disponível dentro do seu perfil, ou mesmo, por uma questão de ter uma profissão da qual possa desenvolver suas atividades de trabalho sendo seu próprio patrão.

Independente das razões que levam o trabalhador a se tornar autônomo, ele não tem a certeza de que no fim do mês depois de ter cumprido sua carga horária e suas funções, receberá a remuneração tranquilamente. Muitos, tem a idéia meio romântica de que o autônomo é livre e trabalha quando quer, já que pode fazer seu horário e controlar o ritmo, não é tão simples assim. O autônomo sabe que depende exclusivamente dele e da sua produção individual para formar uma renda.

O trabalhador autônomo deve ter como princípios básicos : disciplina, logistíca, comprometimento, ética, organização e palnejamento.

Dicas de organização:

Vamos começar pela disciplina: é importante especificar um horário de trabalho, esse horário será destinado para realizar todas as tarefas e desenvolver os assuntos internos e externos, incluindo tempo para as refeições, determinando o dia de repouso. Acredite, essa medida é necessária para o bom desempenho, a mente precisa estar afinada com a disciplina para que se alcance os objetivos, o que não quer dizer que se tenha que ficar com uma varinha na mão só por se tratar de disciplina, o ideal é usar o bom senso sem exageros.

A logística requer muita organização, mesmo em se tratando de um trabalho no qual não se envolva grandes recursos, é fundamental pensar como uma firma, seguir com essa planilha de orientação. Logísca é a parte que se destina para a funcionalidade de gerenciamento de compras, transporte, monitoramento, distribuição de produtos. Deve-se desenvolver uma visão de gestão para que tudo dê certo, vamos à um simples exemplo: Se o autônomo trabalha com visitações, ou seja; visitando clientes, deve traçar um mapa de atividades determinando os bairros em que estará nos dias da semana. Segunda-feira em um, terça em outro e assim por diante, se o bairro for grande então divida em dois dias. É comum um profissional sair da rota quando um cliente solicita mas com o tempo, perde o ritmo e altera tudo. Nessas situações, primeiro analise qual a prioridade do atendimento, verificando se de fato é uma urgência, se não for, então agende para o dia destinado.

Manter o comprometimento é fundamental, nunca diga para o seu cliente que dará um jeitinho se não tiver a certeza de que poderá cumprir conforme o combinado, é melhor dizer que avaliará a solicitação do que improvisar sem base.

Organização, ética e planejamento, é componente de todos os termos citados acima, mas vamos dar ênfase ao planejamento financeiro.


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine