Terremoto no Chile

Na madrugada deste sábado houve um terremoto no Chile de 8,8 graus de magnitude e o número de mortos já chega a 214 até agora, de acordo com o ministro do Interior do Chile, Edmundo Pérez Yoma.

Além dos mortos durante o terremoto no Chile, aumentam as vítimas devido aos tremores secundários. Já foram mais de 50 terremotos com magnitude superior a 5 graus registrados desde o abalo de magnitude 8,8 que atingiu a costa do Chile durante a madrugada.

Como aconteceu?

O terremoto durou cerca de cerca de um minuto e ocorreu às 3h34 atingindo a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago. Na capital do Chile, a 325 km de distância, o terremoto estremeceu diversos prédios e vários lugares do Chile ficaram sem energia. Com medo, muitos chilenos saíram às ruas desesperados.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, pediu união dos setores público e privado  na reconstrução dos setores essenciais do país. Bachelet, que sobrevoou regiões afetadas de helicóptero, disse que a destruição provocada pelo terremoto no Chile poderia ter causado um número maior de mortos, o que mostra que muitas pessoas conseguiram sair de casa no momento da tragédia.

O tremor no Chile foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista.

O terremoto atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O epicentro do tremor foi localizado no mar, a 35 km de profundidade, em Maule, a 99 km da cidade de Talca.

O Aeroporto Internacional de Santiago foi fechado por pelo menos 24 horas. As empresas aéreas TAM e Gol tiveram que cancelar seus voos entre São Paulo e Santiago, no Chile.

ALERTAS DE TSUNAMI

Um Tsunami provocada pelo tremor no Chile atingiu a Ilha Robinson Crusoé, próxima a Valparaíso. Na Ilha de Páscoa, também na costa do Chile, foi ordenada a retirada dos moradores por conta do risco de mais um tsunami. O Centro de Advertência de Tsunamis do Pacífico, dos Estados Unidos, afirmou que um tsunami pode causar danos na costa do arquipélago do Havaí.

ESTADO DE CATÁSTROFE

Michelle Bachelet, que sobrevoa de helicóptero as regiões atingidas pelo tremor no Chile, declarou “estado de catástrofe” nas regiões de Maule, Bio Bio e La Araucanía.

OUTROS TERREMOTOS

O terremoto ocorreu a poucos dias de se completarem 25 anos de outro tremor que causou centenas de mortes e destruiu várias localidades no litoral central do Chile, em 3 de março de 1985. Ondas de tsunami chegam ao Havaí, diz centro de alerta. Extensão dos estragos na região ainda é desconhecida. Milhares de pessoas em áreas de risco foram removidas.

Foi confirmado pelo Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico que o tsunami iniciado pelo terremoto que atingiu o Chile chegou ao Havaí.

Ainda antes do meio-dia, a água em Hilo Bay começou a ser puxada pela onda gigante que se aproximava, deixando recifes de coral à mostra. Como se soube com antecedência do tsunami, as autoridades tiveram tempo para retirar milhares de pessoas de áreas de risco.

Perguntas e respostas sobre o terremoto no Chile

O terremoto no Chile foi mais forte do que o no Haiti?

Sim. De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o terremoto que atingiu a costa do Chile às 3h34 (no horário local e no Horário de Brasília) atingiu 8,8 graus de magnitude.

Mas porque o número de vítimas no Chile foi bem menor que no Haiti, onde mais de 230 mil pessoas morreram?

O epicentro do terremoto no Chile foi no mar, a 115 km de Concepción e 325 km de Santiago. O haitiano ocorreu em terra, a apenas 25 km de Porto Príncipe. O terremoto haitiano ocorreu mais perto da superfície, a 13 km de profundidade, contra 35 km do tremor no Chile. Quanto mais profundo o terremoto, menor seu poder de destruição. O Chile, que está no chamado “círculo de fogo“, é um local mais preparado para a ocorrência de terremotos. Além disso, o país é mais rico que o Haiti, uma das nações mais pobres do planeta.

Qual foi o terremoto mais forte da história do Chile?

O terremoto mais forte ocorrido o no país sulamericano é também o mais forte já registrado em todo o mundo. No dia 22 de maio de 1960, um sismo na região de Valdivia atingiu 9,5 graus de magnitude. No Chile e nas Filipinas, o número de mortos ficou entre 3 mil e 6 mil. O terremoto mais mortal ocorreu no dia 24 de janeiro de 1939. As estimativas oficiais do governo chileno apontam 30 mil mortos, mas há relatos de que até 50 mil pessoas tenham morrido no incidente.

Por que o terremoto foi sentido no Brasil?

A energia liberada no epicentro de um terremoto é dissipada pelos oceanos e pelas placas tectônicas. As ondas vão perdendo força à medida em que se distanciam do local onde ocorreu o terremoto. Em tremores muito fortes, elas são capazes de “viajar” milhares de quilômetros, provocando reflexos em áreas distantes do epicentro.

Como os prédios resistem a terremotos?

Existem duas técnicas utilizadas para construir prédios mais resistentes a terremotos. São empregados materiais mais leves e flexíveis, capazes de “acompanhar” o movimento dos terremotos sem rachar. Ou a utilização de  pêndulos que  funcionam como um contrapeso em caso de movimento provocado por terremotos, reduzindo o tremor no edifício.


Colunista
Equipe de redação da Revista Dicazine. Desde 2008 trazendo informação relevante e de qualidade, promoções divertidas e fáceis de participar. Assine gratuitamente e faça parte do seleto grupo!
2 total comments on this postComente!
  1. EU ACHEI MUITO LEGAL BOTAR AS COISA QUE VACONTECEU LAR E MUITO ITERESANTE

  2. Achei.pessimo.pq.deveria.falar.porque.aconteceu.o
    terremoto.e.esse.texto.só.fala.como.foi!

Envie seu comentário

Por favor insira seu nome

Seu nome é requerido

Por favor insira seu email

Um email é requerido

Por favor entre uma mensagem

Customização por inflar.com Criação de Sites e design por WPShower. Política de Privacidade. Google+

Feito com WordPress.

Mais Conhecimento

Para Um Vida Melhor!

"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." — Leonardo da Vinci
"Receber essas dicas é como fazer um curso gratuito de conhecimentos gerais! Obrigado!" — Nobre Leitor Dicazine